Assistência Social - Sexta-feira, 24 de Junho de 2022

Parceria entre Prefeitura e RGE distribui chuveiros inteligentes para população de baixa renda

Cerca de 290 famílias devem ser beneficiadas com projeto de eficiência energética

Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, diminuem o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, que é responsável por cerca de 35% do valor pago pelas famílias.

“No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil”. Explicou Odair Deters, Analista de Eficiência Energética da RGE.

A Prefeita Flaviana Brandemburg Basso, disse que o projeto dos Chuveiros Inteligentes chega em boa hora e irá beneficiar quase 30% da população de Pejuçara. “É uma forma de minimizar as vulnerabilidades, principalmente de famílias que possuem em seu núcleo, idosos, pessoas com deficiência e crianças. A iniciativa da RGE é inovadora, visto que prioriza o atendimento das famílias mais fragilizadas de uma forma mais humana e ao mesmo tempo, promove a eficiência energética como forma de otimizar o uso de recursos”, completou a Prefeita.

A parceria entre a Administração Municipal e a RGE é através do Programa Lares Aquecidos. Para participar a família precisa estar enquadrada na tarifa social, o chuveiro e a instalação são realizas de forma gratuita.  A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, teve um investimento total de R$ 457,6 mil e deve beneficiar 290 famílias de Pejuçara.

“A ideia nos próximos dias é varrer a cidade, enquanto a gente tiver equipamentos e pessoas interessadas, nós vamos instalar os chuveiros”, comentou Odair Deters da RGE.