Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Histórico do Município de Pejuçara
Pejuçara está situada no planalto médio e possui 414km2. Sua localização é de 385 km de distância da capital do estado, Porto Alegre. A população está próxima a 4.000 habitantes. Pejuçara tem como terra mãe o município de Cruz Alta. É uma cidade conhecida como Terra da paz, da amizade, da religiosidade e da boa comida. Nestes 50 anos de história, caracteriza-se também, como UNA TERRA FELITE.
A história nos remete a um tempo em que esta terra, era habitada por índios e negros. Os negros vindos ao ano 1.844 devido ao Combate dos Porongos. Dos índios permaneceu a origem do nome de Pejuçara. Em maio de 1899, com a chegada dos imigrantes italianos, o desenvolvimento começou acontecer. Vindos da Europa, a maioria dos imigrantes cultivou a terra, e outros foram trabalhar na construção de ferrovias. Os índios e os negros foram em busca de novos lugares. E os italianos, na posse das terras, iniciaram o processo de colonização.
Foram diversas as denominações dadas ao Município de Pejuçara, entre eles: Mombuca; Colônia Visconde de Rio Branco; “Visconde de Rio Branco” para “Rio Branco”; Morotim e somente no dia 29 de dezembro de 1944, a definição oficial do município, passou a ser Pejuçara. Que em tupi-guarani significa “Caminho das Palmeiras”.
O empreendedorismo dos primeiros colonizadores e de seus descentes contribuíram para o desenvolvimento. A colônia ficou prospera, o distrito cresceu e se expandiu, surgindo às primeiras casas de comércio, escola, transporte e com elas as mudanças econômicas e sócio-políticas. Esta expansão motivou a população a organizar um movimento emancipacionista em 1965, no qual a população demonstrou-se plenamente favorável a emancipação.
Em 15 de dezembro de 1965, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, criou a Lei nº 5.156, que originou o município de PEJUÇARA, Lei então assinada pelo governador do Estado Eng. Hildo Meneghetti. Em 15 de maio de 1966, ocorreu a instalação do município, tendo como interventor Hildebrando Rodrigues Floriano até o ano de 1968. Neste mesmo ano, se realizou a primeira eleição, e quem assume como primeiro prefeito eleito é Dary Bonamigo.
Desde sua emancipação Pejuçara teve dez prefeitos. Atualmente, Flaviana Brandemburg Basso é a prefeita. Primeira Prefeita mulher eleita.
O município de Pejuçara é essencialmente agrícola, mantem uma cidade de culturas, com mecanização moderna e o uso de tecnologias no campo.
O desenvolvimento da pecuária no município tem por objetivo, principalmente, a produção de leite, destacando-se também a bovinocultura e suinocultura. Na sua origem, as fábricas de aguardente, moinhos de pedra, caracterizavam o setor industrial do município. Hoje as atividades, destacam-se na indústria moageira e de móveis; pequenas empresas individuais e familiares, e prestadores de serviços.
O crescimento foi modificando a infraestrutura urbana e rural da comunidade. A educação mantém os compromissos com a formação das crianças e adolescentes. As ações sociais envolvem as famílias do nosso município, com saúde de qualidade e bem estar a toda população.
A cidade possui cinco bairros denominados: Centro, Modelo, Catarina Bresolin Mastella, Renascer e Rio branco, e oito comunidades do interior fazem parte do organograma estrutural do nosso município, sendo elas: Linha Macúglia, Santa Apolônia, Santo Antonio, Vista Alegre, Passo do Inglês, Linha Jacicema, Passo do Marmeleiro e Linha Pedreira.
.
.
.
R$ 505,78
.
R$ 5,93
.
.