Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Pejuçara, Terça-feira, 02 de Março de 2021 Telefone (55) 3377-1200

Atendimento Atendimento: De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Segu
01/03
27 °C
17 °C
Índice UV
11.0
Ter
02/03
26 °C
18 °C
Índice UV
11.0
Quar
03/03
27 °C
17 °C
Índice UV
11.0
Quin
04/03
28 °C
18 °C
Índice UV
11.0

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Histórico do Município de Pejuçara:

"50 anos de História e Emancipação Político Administrativa"
 

 

Pejuçara está situada no planalto médio e possui 414km2. Sua localização é de 385 km de distância da capital do estado, Porto Alegre. A população está próxima a 4.000 habitantes. Pejuçara tem como terra mãe o município de Cruz Alta. É uma cidade conhecida como Terra da paz, da amizade, da religiosidade e da boa comida. Nestes 50 anos de história, caracteriza-se também, como UNA TERRA FELITE.

 

  A história nos remete a um tempo em que esta terra, era habitada por índios e negros. Os negros vindos ao ano 1.844 devido ao Combate dos Porongos.  Dos índios permaneceu a origem do nome de Pejuçara. Em maio de 1899, com a chegada dos imigrantes italianos, o desenvolvimento começou acontecer. Vindos da Europa, a maioria dos imigrantes cultivou a terra, e outros foram trabalhar na construção de ferrovias. Os índios e os negros foram em busca de novos lugares. E os italianos, na posse das terras, iniciaram o processo de colonização.

 

  Foram diversas as denominações dadas ao Município de Pejuçara, entre eles: Mombuca; Colônia Visconde de Rio Branco; “Visconde de Rio Branco” para “Rio Branco”; Morotim e somente no dia 29 de dezembro de 1944, a definição oficial do município, passou a ser Pejuçara. Que em tupi-guarani significa “Caminho das Palmeiras”.

 

O empreendedorismo dos primeiros colonizadores e de seus descentes  contribuíram para o desenvolvimento.  A colônia ficou prospera, o distrito cresceu e se expandiu, surgindo às primeiras casas de comércio, escola, transporte e com elas as mudanças econômicas e sócio-políticas. Esta expansão motivou a população a organizar um movimento emancipacionista em 1965, no qual a população demonstrou-se plenamente favorável a emancipação.

 

  Em 15 de dezembro de 1965, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, criou a Lei nº  5.156, que originou o município de PEJUÇARA,  Lei  então assinada pelo governador do Estado Eng. Hildo Meneghetti. Em 15 de maio de 1966, ocorreu a instalação do município, tendo como interventor Hildebrando Rodrigues Floriano até o ano de 1968. Neste mesmo ano, se realizou a primeira eleição, e quem assume como primeiro prefeito eleito é Dary Bonamigo.

 

  Desde sua emancipação Pejuçara teve nove prefeitos. Atualmente, Eduardo Buzzatti é o prefeito em exercício. O município de Pejuçara é essencialmente agrícola, mantem uma cidade de culturas, com mecanização moderna  e o uso de tecnologias no campo.

 

O desenvolvimento da pecuária no município tem por objetivo, principalmente, a produção de leite, destacando-se também a bovinocultura e suinocultura. Na sua origem, as fábricas de aguardente, moinhos de pedra, caracterizavam o setor industrial do município. Hoje as atividades, destacam-se na indústria moageira e de móveis; pequenas empresas individuais e familiares, e prestadores de serviços.

 

  O crescimento foi modificando a infraestrutura urbana e rural da comunidade. A educação mantém os compromissos com a formação das crianças e adolescentes.  As ações sociais envolvem as famílias do nosso município, com saúde de qualidade e bem estar a toda população.

 

  A cidade possui cinco bairros denominados: Centro, Modelo, Catarina Bresolin Mastella, Renascer e Rio branco, e oito comunidades do interior fazem parte do organograma estrutural do nosso município, sendo elas: Linha Macúglia, Santa Apolônia, Santo Antonio, Vista Alegre, Passo do Inglês, Linha Jacicema, Passo do Marmeleiro e Linha Pedreira.

 

No de 2015, Pejuçara inicia os preparativos para as comemorações alusivas aos 50 anos de Emancipação Político Administrativa. Promovendo o primeiro evento, Cerimonia de Lançamento do Selo Comemorativo do município. Neste ano de 2016 teremos outros eventos, entre eles:

 

- Dia 15/04- Cerimonia de Lançamento do Carimbo alusivo aos 50 anos.

- Dia 14/05- Transmissão do Programa de Rádio a Voz do Campo e palestra Agrícola.

- Dia 14/05- Gravação do Galpão Crioulo

- Dia 19/05 a 22/05- RECREARTE

- Dia 25/05- Projeção do Documentário do Resgate Histórico e Cultural de Pejuçara.

- Dia 07/05- Desfile Cívico Temático

COVID - 19

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UF - 2020

R$ 397,26

URM - 2020

R$ 4,66