Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 01 de Outubro de 2019

Localização

Localização da nossa cidade.

Localização

Localiza-se a uma latitude 28 2524 sul e a uma longitude 53 39 21  oeste, estando a uma altitude de 449 metros. Sua população estimada em 2006 era de 4 300 habitantes. Possui uma área de 414,78 km.

MAPA:

Geografia

O municípiofica a 381 Km da capital Porto Alegre e possui como principal via de acesso a RS 553. Pejuçara está posicionada geograficamente no Planalto Médio, na região Noroeste Colonial de Ijuí. Apresenta uma altitude de 480m acima do nível do mar, latitude 28°25’19 “S e longitude 53°39’12” W. Possui uma área de 414 km². A população atual está estimada em 3.900 habitantes, sendo 6,32% moradores da zona rural e 63,68% moradores da zona urbana.  Limita-se ao Norte com Panambi, ao Sul com Cruz Alta, a Leste com Panambi e Santa Bárbara do Sul e a Oeste com Bozano.  As terras de Pejuçara não são banhadas por grandes rios. Entre os maiores destacamos o rio Caxambu que serve de limite ao Norte com o Município de Panambi e o rio Cambará serve de limite ao Sul com o Município de Cruz Alta. Além desses dois rios maiores existem outros rios menores chamados de arroios. Entre eles estão: Passo Liso, Inglês, Pedreira, Rio Branco, dos Engenhos, Mandu, Cambarazinho, Santa Clara, Taboão, Taboãozinho, Seringa e dos Pontevas.

A topografiado Município de Pejuçara é composta na sua maior por Latossolo Vermelho istroférrico Típico e uma pequena área no Norte do Município formada por Neossolo Litólico e Eufórico hernossólico.  O latossolo vermelho distroférico típico apresenta relevo ondulado e textura argilosa. Sua coloração é vermelha escura. Possui mais de 60% de argila e menos de 10% de areia. O neossolo litólico e eutrófico chernossólico apresenta textura média e é um solo muito sustentável a erosão devido ao acentuado declive. Quanto a capacidade de uso das terras, o solo de Pejuçara, caracteriza-se por persuadir terras cultiváveis de forma continuada intensivamente e capazes de produzir boas colheitas de culturas anuais adaptadas, sem limitação sérias à mecanização.

O clima dominante é o temperado subtropical úmido de máximas superiores a 36°C e inferiores a 3°C. A temperatura média anual é de 17°C e 20°C, mas já atingiram -8,5°C. As geadas se estendem até o mês de agosto com previsões também no mês de outubro. A precipitação anual é de 1.773mm, somando um total de 80 a 110 dias de chuva, apresentando esporadicamente estiagens no verão. A umidade relativa do ar varia entre 70 e 80%.