.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Educação - Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Municipal de Educação Fiscal

O PIT – Programa de Integração tributária possui suas metas, entre elas, a Educação Fiscal. No ano de 2017 começaram os estudos sobre a função social dos tributos.


Programa Municipal de Educação Fiscal

PIT – Programa de Integração tributária possui suas metas, entre elas, a Educação Fiscal. No ano de 2017 começaram os estudos sobre a função social dos tributos. Com o intuito de aumentar a arrecadação do município foi implantado o Programa Municipal de Educação Fiscal. Inicialmente, as ações foram direcionadas ao Programa Nota Fiscal Gaúcha. No segundo semestre de 2017 os estudantes do 8º ano aderiram a proposta e começaram a dividir informações com os demais alunos e professores de uma escola da rede. Porém, as ideias foram tomando outras proporções e o programa passou a receber incentivo para ser desenvolvido com toda a rede de ensino no município de Pejuçara. Hoje, o programa promove momentos de reflexão, conscientização com mais de 600 estudantes do município. As ações estão sempre embasadas no tema Eu faço a minha parte e você?
 

O programa está sendo aplicado pelas Secretária da Fazenda e SMEC- Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, tendo como Secretária a professora Carla Decian, e coordenadora a professora Eliane Luiza de Moura Zamberlan, responsável pelos Programas Educacionais da SMEC. 

 

Objetivo: O programa tem por objetivo desenvolver ações fiscais nas escolas da rede municipal e estadual de ensino a fim de oportunizar momentos de reflexões sobre impostos e sua relação com os serviços públicos de modo humanizador e cidadão.

 

Justificativa: Acreditamos que os estudantes precisam perceber que os serviços públicos não são de graça, e na verdade quem paga a conta somos todos nós. É preciso desenvolver nos educandos os conhecimentos sobre os impostos cobrados e sua aplicação, seguindo os princípios dos seus direitos e deveres. A partir dos conceitos de humanização, as oficinas, palestras e conversas mostram aos estudantes que somos cidadãos capazes de estar em interação com o meio, sentir-se parte do lugar onde vive e assim ser responsável pelo seu espaço e seus atos.

 

Acreditamos no programa de Educação fiscal como proposta reflexiva e humanizadora capaz de permitir que o educando reflita sobre o seu papel (quem você é no mundo dos tributos) e como cidadão sentir-se parte deste lugar, tornar sujeito responsável e cumprir com suas obrigações. Com atividades do dia a dia outros conceitos são implantados como corrupção e sonegação partindo de situações na escola, nas famílias e na sociedade.

 

Turmas Envolvidas

Educação Infantil (Pré-A e B), Ensino fundamental (1º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara e Ensino Médio – Rede Municipal e Estadual de Ensino de Pejuçara.

 

Escolas: 

 

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Shuster

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara

Escola Estadual de Educação Básica Angelo Furian

 

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS RELACIONADAS  AO PROGRAMA

 

2109 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.