Turismo e Cultura - Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020

Pesquisa aponta que pais não querem retorno às aulas

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizou nesta semana uma pesquisa junto a comunidade escolar para saber a opinião sobre o possível retorno das aulas na rede pública de educação como está sendo proposto pelo Governo do Estado.

No total foram ouvidos 282 pais de alunos, de um total de 311 discentes matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara perfazendo 90,6% do público total do educandário. Destes, 77,3% disseram que não enviariam os filhos para a escola num possivel retorno, enquanto 22,7% responderam sim, que enviariam os filhos para a escola. A pesquisa da Escola Municipal foi realizada através da ferramenta virtual Google Form onde após acessar o link gerado pela ferramenta os pais responderam o questionamento e enviaram as respostas de forma on-line.

Na Escola Municipal de Educação Infantil(Emei) pró-infância foram ouvidos por telefone 33 pais de alunos e apenas 3 acenaram positivamente para o retorno das atividades escolares. Na Emei Maria Schuster outros 47 pais foram ouvidos e apenas 11 disseram que levariam os filhos para a escola se as aulas fossem retomadas.

O Prefeito Eduardo Buzzatti disse que o retorno às aulas foi o tema central da reunião desta quinta-feira da Amuplam que aconteceu em dependências do Cisa em Ijuí. Ele disse que sua opinião pessoal é contrária ao retorno das aulas agora tendo em vista os riscos de disseminação do novo Coronavírus. De acordo com ele, a proposta trazida pelo Governo do Estado é uma espécie de transferência de responsabilidade aos prefeitos gaúchos. “Se tivermos que retomar as aulas, a minha opinião é que a educação infantil seja a última a retornar, uma vez que precisamos pensar não apenas na saúde dos alunos, mas também dos servidores, professores e dos trabalhadores do transporte escolar. Eu não quero ser responsabilizado por problemas que poderão ocorrer, mesmo se observarmos as regras de distanciamento como está sendo proposto pelo Estado”, disse o Prefeito.

Pesquisa aponta que pais não querem retorno às aulas

O Chefe do Executivo que também respondeu a pesquisa realizada pela Famurs a respeito do tema e reiterou sua posição contrária ao retorno das atividades escolares, lembrou ainda que em caso da necessidade de afastamento de servidores ou professores devido a contaminação, tendo em vista o período eleitoral, não há legalmente, a possibilidade de substituição destes trabalhadores. Para Eduardo Buzzatti o retorno às aulas na rede pública deveria ocorrer apenas a partir do declínio da curva de contaminação do vírus. “A minha posição é de que o Estado volte a discutir este assunto na segunda quinzena de setembro uma vez que nos próximos 30 dias há estudos que apontam que haverá avanço nos índices de contágio da população em função do clima do Estado”, argumentou.

Para a professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, secretária de educação, a pesquisa realizada em Pejuçara mostrou que a comunidade escolar está ciente da grave crise sanitária instalada no Estado e no País devido a pandemia. Os percentuais apurados na pesquisa mostram que no município os cuidados precisam ser reforçados cada vez mais, por isso a negativa de retorno as salas de aula neste momento. “Os pais estão sendo cautelosos e estão reconhecendo que os professores estão dando o máximo de si para contribuir com o ensino a distância dos alunos da rede, o que corrobora com a opinião da Administração Municipal”, salientou a educadora.