Administração - Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

Defesa Civil de Pejuçara esteve representada em capacitação realizada em Santa Rosa

Oneide Gelatti, ao centro, representou a Defesa Civil de Pejuçara no encontro realizado em Santa Rosa

Com a presença do Coordenador Regional de Defesa Civil: Major Paulo Kunkel e tendo por local o Auditório do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) em Santa Rosa a Defesa Civil Estadual promoveu na tarde desta terça-feira(15) mais uma edição do projeto Capacitar.

Na edição deste ano de 2019, o encontro reuniu cerca de 120 coordenadores de Defesa Civil de 60 municípios da região das Missões e Noroeste do Estado. O objetivo de acordo com o Coordenador de Defesa Civil de Pejuçara Oneide Gelatti foi preparar os agentes municipais para desenvolver as ações necessárias diante da ocorrência de eventos climáticos.

Durante o encontro, os temas abordados envolveram os projetos da Defesa Civil Estadual, o Sistema Estadual de Gestão Integrada de Risco e Desastre (SEGIRD), a Legislação S2ID e IN02 e Prestação de contas, o Monitoramento Hídrico Bacia Rio Uruguai, além de explanações do Tribunal de Contas do Estado e de representantes do Banco do Brasil que falaram sobre o cartão corporativo da Defesa Civil.

O foco central do evento foi trabalhar para que haja o desenvolvimento de ações de prevenção na região de atuação de cada Coordenadoria Regional de Defesa Civil. Para Oneide Gelatti a edição do projeto Capacitar foi muito rica em informações e orientações para os agentes municipais que atuam na Defesa Civil. “Essas informações são muito valiosas e importantes para nós que atuamos na área uma vez que quando houver a necessidade, estaremos preparados para agir prestando o auxílio necessário para a população em eventuais intempéries climáticas. De nada adianta o prefeito decretar situação de emergência se o rito burocrático não for cumprido à risca, garantindo o envio do auxílio financeiro para atender às necessidades da comunidade”, ponderou.