Turismo e Cultura - Segunda-feira, 08 de Abril de 2019

Lançamento das atividades do PDE 2019 envolve estudantes da EMEF Pejuçara

A Administração Municipal de Pejuçara, através Sala do Empreendedor e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer(SMEC) realizou no último dia 5 o Lançamento do Programa Despertar Empreendedor com o tema: Alma Empreendedora com Aroma de chocolate. A Iniciativa desta temática teve por objetivo proporcionar aos professores e estudantes a importância de a cada ano renovar as energias para trabalhar a educação empreendedora na Escola. “Não queremos grandes empresários, mas grandes empreendedores de suas vidas”, disse a professora responsável pela Supervisão dos Programas Educacionais Eliane Luiza de Moura zamberlan.

Lançamento das atividades do PDE 2019 envolve estudantes da EMEF Pejuçara

Para abertura estiveram presentes o Prefeito Eduardo Buzzatti, Vice-Prefeito Marcos Villani, Presidente da Câmara Valdecir Villani, Vereadora Carina Leal Zambra, Claudiomiro representando o SEBRAE/RS, Sala do Empreendedor representada pelo Luis Afonso, Secretária de Educação Carla Decian e equipe, Secretária Assistência Social Daiane Poorn,Coordenadora do CRAS Raquel Bergoli, Secretário da Agricultura Irineu Perreira, Diretora Sandra Coradini Oliveira, professores, monitores e servidores municipais.

No ato fizeram uso da palavra a Diretora da EMEF, Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Sebrae, Presidente da Câmara, Vice Prefeito e Prefeito Municipal.

Em sua fala o Prefeito Eduardo Buzzatti disse sentir-se orgulhoso de estar no sexto ano consecutivo com este projeto, e parabenizou a todos os envolvidos. Ele disse acreditar que o que está sendo feito pelos estudantes através do trabalho dos Professores terá recompensas futuras, nada será imediato, mas a longo prazo dizendo que “ as chuvas de abril regam as flores de maio”, o PDE veio para ficar e contribuir com a formação dos Estudantes.

As atividades aconteceram sob a coordenação da professora, Eliane Moura Zamberlan, tendo o apoio das coordenadoras pedagógias Elizangela Basso Buzzatti, Caroline Zamberlan Vione e Silvia Tanaura Belles da Cruz.

No primeiro momento, os estudantes entenderam o tema deste ano, ouvindo a história contada pelo colaborador do PDE e empreendedor da Beco Presentes Valdir Tolfo Flores que apresentou um “case” de sucesso sobre a vida de Alexandre Tadeu Costa, Fundador da Cacau Show. Na sequência o Professor Rodrigo Martins criou um refrão e desafiou a todos para juntos cantarem, momento artístico de descontração no ato de abertura das atividades do PDE.

Lançamento das atividades do PDE 2019 envolve estudantes da EMEF Pejuçara

No segundo momento o jovem microempreendedor Bruno de Oliveira Junior responsável pela empresa Dolce Vitta um dos representantes da Cacau show no município, relatou sua experiência incentivando os estudantes a nunca desistir, atuando sempre com altivez e perspicácia na busca de seus objetivos.

Para degustar o chocolate da Cacau Show os alunos saborearam um espetinho de frutas com direito a cascata de chocolate. O ambiente decorado conforme a temática e com aroma de Chocolate foi feito pela colaboradora Eliane Basso da Empresa EliDecorações.

A professora Eliane de Moura Zamberlan, disse esperar que neste ano de 2019, todos nós tenhamos a Alma Empreendedora, sendo apaixonados pelo nosso trabalho; sendo capazes de construir negócios, não em apenas apresentar ideias. “Que tenhamos o foco. Que sejamos felizes, pois o bom empreendedor ganha mais em saúde mental, e isso se reflete em sua vida pessoal; e por fim ser “empreendedor” seguindo os passos do maior empreendedor da história, Jesus Cristo”, disse ao lembrar palavras citadas e adaptadas do livro de Augusto Cury, 2007, p.198. Segundo ela, são características como estas que contribuem para o sucesso de um empreendimento e aumentam suas chances de torná-lo um grande negócio.