Turismo e Cultura - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

PRESIDENTE DA EMATER

Presidente da Emater prioriza a gestão e o

fortalecimento de parcerias com as Prefeituras

O grande desafio para a Emater no primeiro semestre do atual governo, em 2015, vem sendo reduzir custos sem que isso signifique prejuízo ao trabalho no campo. O presidente da empresa Clair Tomé Kuhn, esteve em Pejuçara na manhã desta quarta-feira, dia 16/09) e durante sua visita oficial ao prefeito Eduardo Buzzatti, fez um relato do ajuste de gestão sobre a atual situação financeira da instituição e reforçou um apelo para fortalecimento de parceria com o Município. A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcos Villani e o Secretário Municipal de Agricultura Irineu Pereira da Costa, mais a chefe do escritório extensionista social Loiva Mittelstaedt e a agrônoma Caroline Remus Oberto.

A Emater está empenhada em resgatar o significado da “velha e boa extensão rural”, afirmou o presidente Clair Kuhn. Não que isso represente que a empresa tenha se desviado de sua principal finalidade. Na sua opinião, seráatravés de um planejamento entre o trabalho interno e o de campo, que os técnicos precisam encontrar tempo para ficar mais próximos dos agricultores, mulheres e jovens rurais. “O certo é reunir todos estes atores que integram a família na discussão em torno da sucessão na propriedade rural, refletindo sobre a possibilidade de contribuir para a permanência do jovem num contexto rural diferente” justificou.

O envolvimento com esse tema da sucessão familiar para a Emater passa pela inserção dos jovens dentro da realidade de um rural moderno, com acesso à informação e novas tecnologias. “Pai, mãe e filhos, precisam refletir sobre a continuidade da propriedade, valorizando a participação de cada um, no espaço gerencial, com responsabilidades” afirmou o presidente.

Outra questão importante comentada foi sobre os sete Centros de Treinamentos instalados no RS. Clair Kuhn justificou que ao invés de simplesmente fechar estes locais de qualificação da mão-de-obra rural, vem sendo buscadas alternativas para mantê-los em funcionamento através da parceria com as Prefeituras e outras instituições. “A solução está no subsídio aos cursos, para alimentação e hospedagem dos grupos de agricultores” explicou.

O presidente da Emater também informou o prefeito Eduardo Buzzatti de que está sendo transferido da regional de Soledade, o funcionário Leandro Veiga dos Santos, para assumir as funções administrativas do escritório de Pejuçara. A deliberação faz parte de um entendimento acordado entre a Prefeitura e a Emater, no sentido de recompor a equipe e liberar as demais funcionárias para o trabalho de campo.

Atualmente 75% das agroindústrias do RS estão na informalidade, segundo informou o presidente da Emater, deixando de agregar valor à pequena propriedade. Isso é um contrassenso se comparado ao sucesso da agricultura familiar na Expointer deste ano, quando 239 empreendimentos fizeram R$ 2,2 milhões em negócios, em apenas nove dias. Nosso programa “Agroindústria Legal” e “Nenhum Município Sem Agroindústria” vão ser levados aos produtores com suporte técnico sobre como produzir, custo de produção e tributação. “Fechando esses três itens a agroindústria na corre risco de insucesso” concluiu Clair Kuhn.

PRESIDENTE DA EMATER