Saúde - Terça-feira, 09 de Junho de 2020

Barreiras sanitárias evidenciam grande fluxo de pessoas de outras cidades em Pejuçara

A partir de determinação da Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria da Saúde estão sendo realizadas nos acessos principais do município, barreiras sanitárias a partir de ações definidas para o enfrentamento e a prevenção ao novo Coronavírus.

O trabalho que é feito por equipes da SMS com apoio dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, enfermeiras e técnicas em enfermagem evidenciou na última semana um grande fluxo de pessoas oriundas de outras cidades da região e do Estado. De acordo com o levantamento, 1429 pessoas foram abordadas na última semana, a primeira de realização do trabalho preventivo que irá continuar se as condições climáticas permitirem.

Conforme a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) Ângela Adam Martins, a origem das pessoas é de mais de 30 municípios do estado sendo Cruz Alta, Ijuí, Panambi e Bozano os municípios que registraram o maior número de viajantes. “As pessoas abordadas nas barreiras sanitárias vem de regiões como Planalto, Missões, Serra Gaúcha, Vale do Taquari, da Capital Gaúcha e região Metropolitana, além dos oriundos da região Noroeste”, lembrou Ângela ao reiterar que além das pessoas que estão de passagem pelo município deslocando-se de uma cidade para ao outra, também foram abordados muitos residentes em Pejuçara.

O Prefeito Eduardo Buzzatti manifestou sua preocupação com o dado trazido através do trabalho realizado nas barreiras sanitárias e alertou para que os munícipes mantenham o distanciamento e isolamento social. “Me surpreendi com o número de municípios de origem dos viajantes que passam por Pejuçara diariamente nesta conexão entre as BRs 285 e 158. Isso só reforça a necessidade de que se mantenha a risca todas as orientações de distanciamento e apenas se saia de casa em caso de extrema necessidade”, lembrou o gestor.

Duas barreiras foram montadas. Na ERS 512 que demanda da BR-285, no acesso ao município pela Vila Zamberlan foram abordadas 599 pessoas, das quais 398 são moradores de Pejuçara e outras 201 deslocavam-se para outras cidades. Já na barreira montada na ERS-553 que demanda da BR-158 próximo ao quebra-molas do bairro Modelo foram paradas e entrevistadas 358 pessoas, das quais 239 moram em Pejuçara e 119 se deslocavam para outras cidades.

Esse trabalho é o de entrevista e verificação da temperatura corporal, através de termômetro com raio laser. A responsável pela SMS lembrou que a ação preventiva de saúde é coordenada pela enfermeira Patrícia Mattos. A abordagem para verificação de estado clinico das pessoas também está sendo feito em pontos estratégicos da cidade como estabelecimento do comércio onde há grande fluxo. Neste trabalho, 329 pessoas tiveram sua temperatura corporal verificada.

Em toda ação realizada até agora, apenas dois casos relacionados a alteração de temperatura corporal foram verificados, mas estes, não estavam conexos com os sintomas atribuídos ao novo Coronavírus.