03/06/2020 13h47 - Atualizado em 03/06/2020 13h59

Barreiras sanitárias são realizadas na chegada a Pejuçara

Barreiras sanitárias são realizadas na chegada à Pejuçara

Por determinação da Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo realizadas barreiras sanitárias nos pontos de acesso ao município pelas ERSs-512 que liga a BR-285 e 553 que demanda para Cruz Alta e Panambi pela BR-158. Conforme a responsável pela SMS, nutricionista Ângela Adam Martins, o trabalho de monitoramento da temperatura corporal e oximetria está sendo feito pela manhã em estabelecimentos comerciais da cidade e no período da tarde nos acessos ao município pela ERS-512 Vila Zamberlan e ERS-553 próximo ao quebra-molas do bairro Modelo.

A ação preventiva é coordenada pela enfermeira Patrícia Mattos e conta com a participação de profissionais da saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiras, técnicas em enfermagem e profissionais do Nasf. O monitoramento irá perdurar até o final desta semana sendo feito a partir de uma escala de revezamento dos profissionais.

Ângela Adam conta que as pessoas com alteração de temperatura são levadas para o posto de triagem montado ao lado do Centro Municipal de Saúde. “Temperatura maior do que 37.8ºC é considerado alterado. Até agora tivemos dois casos encaminhados ao posto de triagem, mas que não estavam relacionados com síndrome gripal, então, foram avaliados e liberados.

Barreiras sanitárias são realizadas na chegada à Pejuçara

A responsável pela SMS pontua que em apenas uma tarde foram monitoradas 88 pessoas que chegavam ou passavam pelo perímetro urbano de Pejuçara vindos de vários municípios da região. “O trabalho está sendo desenvolvido como forma de prevenção ao novo Coronavírus. As pessoas não são obrigadas a se submeter ao monitoramento, mas até agora não tivemos casos onde os viajantes se negaram, o que é bastante positivo. Essa colaboração é fundamental para que possamos desenvolver o melhor trabalho possível”, concluiu.