Educação - Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019

Atividade para alunos da Escola Municipal elenca importância da alimentação saudável

A alimentação saudável e variada é muito importante para uma boa saúde, uma vez que, além de contribuir para a manutenção de um peso, reduz o risco de doenças como desnutrição, anemia, diabete, obesidade, hipertensão entre outras.

Uma alimentação variada, é colorida e estimula o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições, o que é primordial para manter-se saudável. Em Pejuçara, conforme a Lei Municipal nº 13.66/2018, os Currículos do Ensino Fundamental e Médio deverão incluir o assunto "A Educação Alimentar e Nutricional", entre os temas transversais, nas disciplinas de ciências e biologia respectivamente. Com este objetivo e a culminância do eixo-temático do 2º trimestre, que tratou sobre "Os Vegetais" foi desenvolvida nesta semana a atividade "Festa das Cores".

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Jordana Linassi conversou com os alunos da Escola Municipal Pejuçara sobre a importância de uma alimentação saudável, trazendo informações sobre a pirâmide alimentar que é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável, a classificação dos alimentos por cores, bem como o benefício na nossa saúde, buscando sempre a mudança de hábitos alimentares.

A atividade consistiu em cada turma preparar pratos conforme as cores dos alimentos e assim foram confeccionados o omelete(amarelo), geleia de morando(vermelho), refogado/souflê(verde) e bolo de cenoura e suco de laranja(Cor laranja).

A diretora da Escola Municipal, professora Sandra Oliveira disse que todos conhecem a importância de uma alimentação saudável durante toda a vida. Sem uma alimentação balanceada os riscos de doenças é iminente. Por isso na infância, crianças que estão na educação infantil, devem ter uma alimentação saudável. “Os alunos adoraram a atividade, eles já estão ansiosos esperando pela próxima”, destacou.

“Incentivar o hábito nas crianças de ingerir alimentos como frutas, legumes e verduras é essencial para que elas cresçam e se tornem adultos com saúde. Na educação de Pejuçara estamos fazendo isso buscando incutir não só nos alunos, mas também nas famílias, o hábito pela alimentação saudável”, concluiu a nutricionista Jordana Linassi.