Obras - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019

Reunião da Amuplam discute duplicação da BR-285 e tem presença do presidente da Emater.

Tendo por local a prefeitura municipal de Pejuçara, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam) reuniram-se nesta quinta-feira(1) para a sua reunião mensal ordinária sob a presidência do prefeito de Jóia Adriano Marangon tendo como prefeito anfitrião Eduardo Buzzatti.

Na pauta, assuntos relacionados às demandas dos município da região. Dentre eles foi discutido e aprovado pelos chefes de executivos municipais o ajuizamento dos recursos da saúde. Para tal, será realizado um pedido à Consultoria em Direito Público para ingressar com a solicitação judicial que tem por objeto, fazer com que o Estado pague os recursos da saúde que estão atrasados. A judicialização será procedida tendo em vista não terem sido empenhados pelo Estado os recursos da saúde referentes aos anos de 2014 até 2018.

Os prefeitos também discutiram uma demanda inerente ao trânsito na principal rodovia da região, a BR-285. Foi discutido e aprovado a elaboração de um oficio em nome da Amuplam e também do Comitê Pró Duplicação da BR-285 para ser encaminhado pelo presidente Daniel Hinah que é prefeito de Panambi ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre(Denit) e também para a bancada gaúcha na Câmara Federal. A intenção dos prefeitos é que a partir da solicitação sejam assegurados recursos da União a fim de dar início em 2020 a construção da terceira pista da rodovia no trecho entre os municípios de Panambi e Coronel Barros, passando por Pejuçara, Bozano, e Ijuí.

Os prefeitos também trataram sobre o tema educação e decidiram que, em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação(CRE) será realizado um evento sobre educação tributária nas escolas estaduais da região de abrangência da Amuplam. Nestes encontros participarão representantes dos municípios para discutir o assunto.

A Amuplam também estará nos próximos dias recebendo o presidente Isidoro Zorzi da Agência Estadual de Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul(Agergs) para que faça uma apresentação aos gestores dos serviços oferecidos pela agência. O agendamento será procedido pela assessoria da Associação dos Municípios do Planalto Médio.

Durante o encontro realizado em Pejuçara, também foi encaminhada a solicitação da Associação dos Credores Amigos e Interessados no Ressurgimento da Cotrijui- Acaisc. Um ofício a ser elaborado pela Amuplam será enviado a Ocergs solicitando que a organização das cooperativas preste apoio necessários à Acaisc para a elaboração de um plano de reestruturação e revitalização da Cooperativa.

Após finalizada a pauta da Amuplam, os prefeitos recepcionaram o presidente da Emater no Rio Grande do Sul Geraldo Sandri. Acompanhado do gerente regional Carlos Turra, Sandri disse estar cumprindo uma agenda regional no sentido de divulgar aos prefeitos os trabalhos que a Emater vem realizando. A intenção, de acordo com o presidente da Emater é valorizar a política agrícola existente nos municípios onde há escritórios da empresa, fortalecendo ainda mais a parceria entre Emater e os municípios.

Durante o encontro, o prefeito Eduardo Buzzatti, de Pejuçara, aproveitou para entregar um oficio ao presidente da Emater Geraldo Sandri para que junto a Secretaria Estadual da Agricultura que tem como titular o secretário Covatti Filho, seja solicitada a cedência de um veículo para a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Pejuçara. O pedido de acordo com Buzzatti tem por objetivo intensificar o trabalho no meio rural considerando que o município de Pejuçara tem sólida parceria com a Emater na prestação de um serviço qualificado aos agricultores familiares, especialmente aqueles ligados a produção leiteira.

Confira integra do ofício encaminhado ao Secretário Covatti Filho: