Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

Prefeito em exercício participa de dia de campo

O Grupo de Integração Lavoura Pecuária Juntos Para Competir de Pejuçara esteve reunido com presença do prefeito em exercício Marcos Villani na tarde desta sexta feira. O encontro ocorreu na propriedade de Irineu Zamberlan e teve como tema a discussão sobre os resultados da adoção do sistema na propriedade do produtor rural.

Em Pejuçara, o grupo Juntos Para Competir surgiu a partir das ações da Administração Municipal do prefeito Eduardo Buzzatti, através dos agentes da sala do empreendedor Luis Afonso e João Martins que deram o suporte necessário para o início das atividades. Nesta sexta-feira(19) além do relato sobre os resultados obtidos com o sistema na propriedade, os produtores rurais puderam conversar e trocar experiências e depois fazer uma visitação prática na lavoura.

A Técnica do Sebrae na Gerência Regional Noroeste Eloisa Muxfeldt Arns, destacou a importância do sistema que tem trazido resultados positivos para os produtores, uma vez que além da lavoura não ficar em pousio, o gado consegue tirar das plantas utilizadas para a cobertura do solo o alimento que fomenta a produção de leite e a pecuária de corte.

José Augusto Zamberlan Rhoden destacou ser importante a troca de informações e o conhecimento técnico dos produtores para atuar com o segmento, e as tardes de campo como a que foi realizada, são substânciais para dar subsídio aos participantes. O secretário da agricultura Irineu Pereira também participou do encontro.

Vantagens da Integração Lavoura-Pecuária

A integração lavoura-pecuária é a diversificação, rotação, consorciação ou sucessão das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade rural de forma planejada, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas. Possibilita, como uma das principais vantagens, que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano ou, pelo menos, na maior parte dele, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de fibras, de lã, de carne, de leite e de agroenergia a custos mais baixo devido ao sinergismo que se cria entre a lavoura e a pastagem. Sistemas de integração lavoura-pecuária (SILP), compostos por tecnologias sustentáveis e competitivas foram e ainda estão sendo desenvolvidos ou ajustados às diferentes condições edafoclimáticas do país, o que tem possibilitado a sustentabilidade do empreendimento agrícola, com redução de custos, distribuição de renda e redução do êxodo rural em decorrência da maior oferta de empregos no campo.(texto adaptado).