Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 12 de Junho de 2019

Parceria entre município e pequenos produtores de leite gera mais de mil toneladas de silagem

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico concluiu nesta semana o trabalho de silagem da safrinha de milho atendendo aos pequenos produtores que se inscreveram para receber os serviços. A ação desenvolvida busca o fomento à produção leiteira e a geração de renda para os agricultores inscritos.

O secretário Irineu Pereira destacou que o trabalho de encerramento foi realizado nos seis hectares da propriedade de Jandir Vincensi na Linha Passo Liso. Pereira lembrou que para receber o serviço da Secretaria da Agricultura os pequenos produtores de leite fizeram a partir da inscrição, um pré agendamento para o deslocamento das máquinas e de servidores para a realização da silagem. Como contra partida, os produtores pagam ao município horas máquina e uma taxa de deslocamento.

Ao avaliar o trabalho realizado, Irineu Pereira lembrou que neste ano o excesso de umidade em função das chuvas e a falta de luminosidade provocaram doenças fúngicas no milho safrinha o que redundou no atraso de desenvolvimento da planta, e por conseguinte, a perda de quantidade e qualidade da silagem.

De acordo com dados da Secretaria da Agricultura, neste ano foram atendidos através da parceria entre o poder público e produtores rurais, 16 propriedades sendo colhidos 52 hectares de milho safrinha. A produção chegou a 1.300 toneladas de silagem.