Qualidade da água em Pejuçara é a melhor da história

Saúde - Quarta-feira, 08 de Junho de 2022


Qualidade da água em Pejuçara é a melhor da história

Garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade é uma importante atribuição do Sistema Único de Saúde, através da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), de forma a prevenir doenças.

No dia 06 de junho, uma equipe da Secretaria municipal de Saúde esteve na 17ª Coordenadoria de Saúde em Ijuí, para discutir e pactuar os indicadores de saúde para os exercícios de 2022 e 2023. 

Durante a apresentação dos indicadores houve destaque entre os itens apresentados, no que se refere a qualidade da água das SACs (Soluções Alternativas Coletivas) de Pejuçara.

No indicador nº 16, referente a população abastecida por SAC com tratamento, o município atingiu o percentual 88,04%, ultrapassando a meta estadual que seria de 75% da população abastecida por SAC com tratamento. Em relação as séries históricas, o município apresentava os índices de 28,57% em 2017, 60,64% em 2018, 56,63% em 2019, 28,08% em 2020.

Segundo a Secretaria Municipal de saúde, Pejuçara só conseguiu superar a meta, porque em 2021, a Administração Municipal passou a oferecer o tratamento para as comunidades do interior do município e, juntamente com a ação da equipe de Vigilância Sanitária Municipal, desenvolveu importante trabalho no que se refere à conscientização da população sobre a importância de ser consumida água tratada na prevenção de doenças e promoção da saúde. A equipe também acompanhou as etapas importantes para o correto tratamento da água, bem como, o constante monitoramento dos itens que garantem a potabilidade.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Pejuçara, Eliana de Moura Lopes, as discussões sobre o tratamento das SACs se deram através dos Conselhos Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Saneamento. “Inicialmente, as comunidades de Marmeleiro, Passo dos Rodrigues, Macúglia e Santa Apolônia investiram no tratamento da água. E a partir de 2021, através de processo licitatório, a Administração Municipal contratou uma empresa especializada que realiza a desinfecção da água, duas análises microbiológicas e físico-químicas mensais para o monitoramento da qualidade da água, bem como apresenta um Responsável Técnico para o fornecimento de tal serviço e a limpeza das caixas d’água”, comentou a Secretária.

Anualmente, uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal realiza Inspeção Sanitária no local e emite um relatório ao Ministério da Saúde informando a situação das SACs.

PROGRAMA VIGIÁGUA – Vigilância da Qualidade da água para consumo humano tem a finalidade de monitorar a qualidade da água consumida para a população. Dentre as formas alternativas de abastecimento, as Soluções Alternativas Coletivas – SACs localizadas nas comunidades do interior do município necessitam realizar seu correto tratamento para garantir a potabilidade da água oferecida.

Prefeitura Municipal


Pejuçara