Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 18 de Março de 2020


Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Programa com três horas de duração teve o propósito de divulgar orientações e dirimir duvidas da população

Integrantes da Administração Municipal de Pejuçara utilizaram amplo espaço na rádio Pejuçara FM-105.9 nesta quarta-feira(18) para em conjunto fazer a divulgação de várias informações inerentes as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito municipal para prevenção ao Coronavírus - Covid-19.

“Mesmo que Pejuçara não tenha nenhum caso da doença notificado, é importante que usemos este meio de comunicação para orientar e informar a população”, disse o prefeito Eduardo Buzzatti ao saudar aqueles que acompanharam o programa ao vivo pela Rádio Pejuçara FM.

Durante o programa que teve o comando dos radialistas Jarbas Vargas e Nelson Fernandes, a comunidade de Pejuçara pôde dirimir muitas dúvidas a respeito da doença, sendo orientados de como proceder nos diversos casos que podem indicar presença do Coronavírus. Estiveram no estúdio, além do prefeito Eduardo Buzzatti, a médica Cátia Scherer, as enfermeiras Aline Gehrke e Patrícia Mattos, o responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Daronco e a secretária de administração Patrícia Schuh.

Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Cartazes informativos, lenços de papel e álcool gel passaram a integrar os ambientes nas secretarias municipais

Em função da pandemia do Coronavírus, por orientação do Ministério da Saúde e órgãos estaduais de saúde, vários municípios estão suspendendo temporariamente atividades. Em Pejuçara não é diferente, como lembrou o prefeito Eduardo Buzzatti. A inauguração do Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara que ocorreria nos próximos dias está cancelada, assim como a realização do Festival Pejuçara EnCanto previsto para ocorrer em maio. Em relação ao Concurso Público que tem provas teóricas previstas para maio, a secretária Patrícia Schuh disse que as inscrições seguirão normalmente, e de momento, a data de prova está mantida, podendo ser alterada no decorrer do período a medida da necessidade em função do Coronavírus. Outra questão administrativa que também está suspensa temporariamente é a emissão de carteiras de identidade junto a prefeitura. “Nós estamos fazendo isso por que nos amamos e amamos  esta cidade. Sei que são medidas duras, antipáticas, que irão mudar nosso dia a dia, nosso cotidiano, mas se Deus quiser serão temporárias e resultarão na prevenção à saúde da nossa população”, disse Buzzatti.

Conforme já divulgado, as aulas na rede pública de ensino também estão suspensas, inclusive nas EMEIs  e ainda nesta semana a secretária municipal de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe reunirá as equipes diretivas para deliberar sobre o estabelecimento de um cronograma de atividades a serem desenvolvidas fora da escola tendo em vista a necessidade de atendimento aos mais de 400 estudantes matriculados na rede municipal desde a educação infantil até o 9º ano  do ensino fundamental. “Essa parada nos setores no contexto educacional servirá também para que os docentes e o público discente aproveitem para se reciclar e se reorganizar, uma vez que precisamos estar preparados para a necessária mudança de comportamento”, avaliou o responsável pela saúde Erasmo Daronco.

Saúde adota medidas de contingenciamento para prevenir Coronavírus

A propagação do Coronavírus no Brasil e na região está fazendo com que os profissionais de diversos setores adotem medidas de enfrentamento a pandemia no sentido de que a curva ascendente de propagação do vírus possa estancar. A partir das orientações e determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde os municípios também estão mudando a forma de trabalho e alterando, mesmo que temporariamente, a rotina de vários serviços prestados à população.

Quanto ao Coronavírus, a médica Cátia Scherer pediu a atenção para sintomas como febre, tosse e dificuldades para respirar. Porém alguns pacientes podem ter dores, coriza, dor de garganta e congestão nasal, mas estes sintomas evoluem gradualmente. “Há a necessidade de atenção quando houver febre, tosse e dificuldades para respirar, pois trata-se de uma pneumonia viral grave provocada pela Covid-19, doença causada pelo Coronavírus”, alertou a médica.

Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Em Pejuçara a equipe de saúde orienta a população para não procurar o hospital ou qualquer serviço de saúde quando da auto detecção de sintomas que se enquadrem nos previstos na infecção com Coronavírus. A orientação é para que uma equipe de saúde seja acionada para ir até o domicílio do “paciente” para a averiguação.

No que diz respeito ao trabalho dos PSFs, os agentes estarão realizando as visitas apenas aos enfermos acamados ou domiciliados. Os procedimentos já agendados nos municípios de referência da região que demandam o transporte sanitário de pacientes, segundo o responsável Erasmo Daronco, serão mantidos até segunda ordem.

A enfermeira Aline Gehrke que coordena os programas de imunização do município disse que o trabalho dos agentes de saúde seguirá normalmente, devido a sua importância na mobilização do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe que inicia na próxima segunda-feira(23). Esta campanha também terá reorganizado seu método de aplicação no sentido de evitar a aglomeração de pessoas nas salas de espera para a vacina.

No Centro Municipal de Saúde, a enfermeira Patrícia Mattos disse que nesta quarta-feira(18) o atendimento será normal  para os pacientes já agendados, no entanto lembrou que a partir da quinta-feira(19) esta agenda será reorganizada, uma vez que há a ênfase para as ações que redundem na orientação e prevenção ao Coronavírus.

Os agentes públicos da área da saúde lembraram ainda ser importante a comunidade se conscientizar da necessidade de se evitar visitas entre vizinhos, e ou parentes que possam estar vindo de outras localidades ou cidades do Estado e até de fora dele. “Este é um momento de distanciamento social que exigirá solidariedade, empatia, doação e mudanças de hábitos e de conceitos das pessoas. É preciso evitar qualquer tipo de aglomeração”.

Saiba mais:

Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Integrantes da Administração conclamam a colaboração de todos na prevenção ao Coronavírus

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação

Material informativo. Organização Mundial da Saúde(OMS) - Administração Municipal de Pejuçara.



Prefeitura Municipal


Pejuçara