Numa iniciativa da Administração Municipal de Pejuçara, através das Secretarias da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Sesc de Cruz Alta, alunos da rede pública Municipal e Estadual de ensino de Pejuçara tiveram momentos divertidos nessa segunda-feira(12), mas também de muita reflexão sobre temas que caminham em paralelo com o nosso cotidiano.
A professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, secretária de educação, explica que na parte da manhã os alunos dos anos finais foram convidados a comparecer no Clube Recreativo Pejuçarense para assistir á peça teatral O tempo da descoberta, encenada pelo Grupo Teatral Luz e Cena de São Leopoldo. A atividade que envolveu os alunos integra as ações do Programa de Saúde na Escola(PSE) e também foi desenvolvida em comemoração à passagem do dia do estudante transcorrido em 11 de agosto.
O tempo da descoberta, propôs-se a mostrar aos alunos de forma lúdica e descontraída a relação de um grupo de amigos que atravessam juntos importantes fases da vida. As passagens da infância para a adolescência e para a fase adulta e o importante papel que pais e professores desempenham nas transformações e consequentes questionamentos que apresentam neste período da vida. O tempo da descoberta abordou temas relacionados às drogas e seus fatores sociais e psicológicos e a iniciação sexual, situações cada vez mais precoces em nossa sociedade.
No período da tarde os alunos dos anos iniciais assistiram á peça Abre a boca e fecha os olhos. Também apresentada pelo Grupo Teatral Luz e Cena o teatro aborda o tema alimentação saudável a partir da encenação de um programa de TV infantil onde a apresentadora fala sobre os alimentos que a natureza nos dá. Com brincadeiras, jogos, curiosidades e muita diversão a peça teatral deixa a mensagem sobre a importância da alimentação saudável das crianças e a atenção que seus responsáveis precisam ter ao apelo da mídia presente no dia a dia tentando incutir neste público o gosto e o consumo de alimentos prejudiciais a saúde das crianças.
As peças teatrais tiveram acompanhamento de todos os alunos da rede pública acompanhados de seus professores. A iniciativa foi um sucesso. Nós já conhecíamos o trabalho deste grupo teatral e achamos importante propiciar aos nossos alunos esta experiência. Graças a parceria entre a Administração Municipal, Smec, Secretaria da Saúde e Sesc conseguimos êxito naquilo que havíamos proposto, disse a secretária de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe.
Edição: Antonio Brito
Assessoria de Comunicação
Pejuçara