Serviços Urbanos - Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Pejuçara decreta situação de emergência por conta das chuvas intensas

-chuvas-

Pejuçara decreta situação de emergência por conta das chuvas intensas

A Administração Municipal de Pejuçara decretou, na tarde desta quinta-feira, 23, Situação de Emergência, em razão das chuvas intensas que vêm ocorrendo, desde o início de maio. O documento (Decreto nº 3.525/2024), com validade de 180 dias, leva em consideração danos como inundações, alagamentos, bloqueio de vias e de pontes, buracos, queda de vegetação, desmoronamento de bueiros, transbordamento de rios e pontilhões, entre outros.
Culturas como a de milho, soja e feijão, bem como bovinocultura de leite, também sofreram prejuízos significativos, conforme laudo técnico da Emater-RS.
O objetivo do decreto de situação de emergência é priorizar o atendimento à população atingida, a fim de garantir a segurança e a prestação de todo o auxílio que seja necessário. Esta situação de anormalidade é válida para todas as áreas do Município comprovadamente afetadas pelo desastre, e está devidamente enquadrada conforme a Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE).
Pejuçara, desde o início de maio, registrou o acumulado de mais de 500 mm de precipitação.