Saúde - Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Teste do Pezinho pode ser feito gratuitamente na unidade de saúde do município

-cuidado-

Teste do Pezinho pode ser feito gratuitamente na unidade de saúde do município

O número de doenças graves diagnosticadas pelo Teste do Pezinho (triagem neonatal) realizado em recém-nascidos no Rio Grande do Sul, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi ampliado de seis para sete doenças. A partir de agora a toxoplasmose congênita passa a fazer parte do exame, junto com a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Essas doenças não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas precocemente, podem causar sérios danos à saúde da criança, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Cerca de 85% dos recém-nascidos com toxoplasmose congênita não apresentam sinais clínicos evidentes ao nascimento. Porém, uma avaliação detalhada pode mostrar alterações como restrição do crescimento intrauterino, calcificações cerebrais, dilatação dos ventrículos cerebrais, alterações liquóricas e lesões oculares, principalmente retinocoroidite. Essas manifestações clínicas podem ser encontradas no período neonatal ou ao longo dos primeiros meses de vida, podendo também haver surgimento de sequelas da doença, não diagnosticada previamente, apenas na adolescência ou na idade adulta.

Para maior eficácia do resultado, orienta-se que o exame seja realizado entre o 3º e o 5º dia de vida, já que esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações. O exame pode ser feito gratuitamente na unidade de saúde do município.