Educação - Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Secretaria Municipal de Educação auxilia professores na elaboração do Plano Educacional Individualizado

-inclusão-

Com o objetivo de auxiliar os docentes na construção do Plano Educacional Individualizado-PEI, aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está proporcionando aos professores da Escola Municipal Pejuçara, nesta terça-feira, 21, um dia de formação com o Psicólogo, Everton Dal Molin.
O PEI é um instrumento que visa fornecer um suporte efetivo para o desenvolvimento educacional, social e emocional de crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Ele visa atender às necessidades específicas de cada aluno, por meio de estratégias e adaptações pedagógicas personalizadas, a fim de promover a igualdade de oportunidades e o pleno exercício da cidadania.
INCLUSÃO EDUCACIONAL
A inclusão educacional é um tema que tem sido discutido cada vez mais na sociedade moderna. Todos os dias, novas descobertas são feitas e novas estratégias são propostas para garantir que todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou deficiências, tenham acesso a uma educação de qualidade. Nesse contexto, o PEI - Plano Educacional Individualizado surge como uma ferramenta essencial para garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno de crianças com necessidades educacionais especiais.
“Os benefícios do PEI são inúmeros. Através do plano, a criança recebe um suporte personalizado, que respeita suas habilidades e necessidades, potencializando suas capacidades e favorecendo o desenvolvimento de suas competências sociais, emocionais, otimizando o aprendizado”, comenta Emanueli Basso Quaini, Coordenadora Pedagógica da SMEC.