Saúde - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023

Pejuçara presente no I Encontro COSEMS/RS da Macrorregião Missioneira

Desafios e perspectivas na saúde estavam em pauta

Pejuçara presente no I Encontro COSEMS/RS da Macrorregião Missioneira

Aconteceu no último dia 21 de setembro, em Ijuí, o I Encontro COSEMS/RS da Macrorregião Missioneira, com a presença de mais 90 Secretários Municipais de Saúde das Regiões 11, 12, 13 e 14, um momento muito importante para os profissionais da Saúde que compõe a Macro.

De Pejuçara, estava presente a Secretária Municipal de Saúde, Eliana de Moura Lopez e a responsável pela regulação da média e alta complexidade do município, Martiina Tesch.

O Encontro foi organizado pela Equipe de Apoiadoras COSEMS, Assessoria Técnica de Média e Alta, contou com a participação efetiva dos representantes regionais. O Secretário Executivo, Diego Espíndola, marcou presença no encontro, representando o COSEMS/RS e apontou sobre a importância de espaços como o Encontro Macro para uma escuta qualificada dos gestores e de suas dificuldades e necessidades. O tema do encontro era "Desafios perspectivas do acesso a atenção de média e alta complexidade”.

O principal objetivo do Encontro foi discutir os desafios e perspectivas de acesso à Atenção de Média e Alta Complexidade na macro missioneira.  A Secretária Eliana destacou o encontro como algo primordial. “Vivemos um momento muito importante, com troca de conhecimento entre os Secretários e Técnicos e isso certamente fará a diferença na hora de colocarmos as ações em prática”, afirma Eliana.

Na oportunidade foi construído um Plano de Ação a ser executado pelos gestores da macrorregião Missioneira e que subsidiará a elaboração de uma Carta direcionada a Secretária de Saúde do Estado com as prioridades das regiões de saúde.