Cultura - Terça-feira, 12 de Setembro de 2023

Abertas as comemorações Farroupilhas em Pejuçara

Prefeita Flaviana busca Chama Crioula em Boa Vista do Cadeado

Abertas as comemorações Farroupilhas em Pejuçara

No domingo dia 10 de setembro, a prefeita Flaviana Brandemburg Basso, juntamente com o vice-prefeito João Luiz Valandro, a Coordenadora de Cultura Silvia da Cruz, a patroa do CTG Pealo da Amizade, Lisiane Marceli Mioso, e a Prenda Mirim Maria Clara, se deslocaram até Boa Vista do Cadeado, para buscar a Chama Crioula, e trouxeram até a fazenda do senhor João Batista na localidade de Água Boa, onde os cavaleiros e cavaleiras estavam no aguardo da chama.
Após o almoço, os cavaleiros e cavaleiras, juntamente com as autoridades e de mais tradicionalistas, se deslocaram até o CTG Pealo da Amizade em que foi feita a entrega oficial da Chama Crioula no município de Pejuçara, com a Solenidade de Abertura da Semana Farroupilha.
A distribuição da Chama aconteceu a nível regional pela 16° Região Tradicionalista no dia 17 de agosto na cidade de Cristal e no dia 20 de agosto iniciaram uma cavalgada de 392km, que foram percorridos em 18 dias até a cidade de Boa Vista do Cadeado.
Neste ano o tema dos festejos farroupilhas é “O centenário da revolução de 23”, esse tema foi colocado pelo MTG, aonde trás o lenço branco dos chimangos e o vermelho dos maragatos, representando o estreitamento de laços da Revolução de 1923, a Patroa dos Festejos Farroupilha é Malu Benitz e tem como música tema, “Nos tempos de 23”.

A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união
dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra. A Chama Crioula simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução
Farroupilha.
A patronagem do CTG Pealo da Amizade está com uma programação especial para os festejos tradicionalistas.