Turismo e Cultura - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

PEJUÇARA: Terra da PAZ, da AMIZADE, da boa COMIDA e da RELIGIOSIDADE

Caminhada Cultural para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural

PEJUÇARA: Terra da PAZ, da AMIZADE, da boa COMIDA e da RELIGIOSIDADE

A comunidade de Pejuçara viveu um momento único nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, o DIA ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL, momento de resgate e vivência de nossa cultura local.
Com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a participação de indivíduos e grupos sociais na criação, transformação e compartilhamento de saberes culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) escolheu “Cultura e Cidadania” como tema do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2023 e a comunidade Pejuçarense, vivenciou toda a programação, assim como repassado para todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Aos municípios que fazem parte deste processo, foi solicitado o destaque neste ato que aqui vivemos agora, a importância da diversidade e o direito de acesso às manifestações culturais e assim desenvolver atividades que mobilizem a população e promovam os bens culturais locais.
Por este fato, em Pejuçara iniciou as atividades do DIA ESTADUAL DO PATRIMÔNIO, com a abertura oficial no Museu Marcos Bresolin, seguido da Caminhada Cultural que fomenta uma das principais bandeiras do município, que é a QUALIDADE DE VIDA da nossa comunidade, visitando os capitéis, a Paróquia São José de Pejuçara, que representam a fé. No retorno, passando pela biblioteca, que simboliza a cultura e o amor pela escrita e a valorização dos escritores locais, na sequência com a participação do CEPIB e as bailarinas que em uma participação especial mostraram que a dança é um modelo de cultura que restaura vidas.
No ato solene de reapresentação da Estátua dos Imigrantes, restauração essa indicada pelo vereador Mateus Perlin. A prefeita Flaviana B. Basso, destacou a importância de cada patrimônio, “nós vivemos em uma cidade muito rica, temos patrimônios culturais muito especiais e isso é motivo de muito orgulho. Além dos materiais os quais nós visitamos, vale ressaltar também a Festa da Uva e do Trigo, um patrimônio imaterial forte que leva o nome da nossa cidade. E não podemos deixar de falar do maior patrimônio, aquele que não vemos, mas que nos fortalece e alimenta a alma: nossa fé, nossa religiosidade. Que continuemos diariamente fortes na fé, sendo a terra da Paz, da religiosidade, valorizando TODOS os nossos patrimônios culturais”, destacou a prefeita.
Para a Coordenadora de Cultura, Silvia da Cruz, este momento foi mágico: “Quem vive aqui sabe o quão é importante e o quão vivenciamos cada um dos nossos patrimônios. Nossa fé inabalável principalmente na Nossa Senhora da Saúde, que nos abençoa e protege cada um que aqui vive e passa por aqui, escrevendo sua história, deixando memórias e revivendo as memórias que nossos antepassados deixaram para todos nós. Que cada um de nós mantenha vivo e propague diariamente tudo isso”, destaca Silvia.
Durante o dia a prefeita Flaviana recebeu os alunos do município em seu gabinete, falando um pouquinho de como é o dia a dia, suas funções e suas responsabilidades com toda a comunidade.