Saúde - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Agosto Dourado orienta mamães

Palestra especial com o Banco de Leite do HCI

Agosto Dourado orienta mamães

Diversas são as estratégias de ação que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve, para de uma forma e outra dar o suporte para todos os públicos que atende.
O Agosto Dourado foi uma delas! Na tarde de segunda-feira, dia 14 de agosto, foi realizado uma Roda de Conversas com as mamães do município que amamentam.
Com a presença de uma equipe do Banco de Leite do HCI- Hospital de Caridade de Ijuí, as mamães receberam muitas informações sobre os benefícios que é o ato de amamentar.
A nutricionista do HCI, Daniele Schott Debesaitys, fez uma explanação sobre cada detalhe desde as fases da produção do leite materno, até o desmame, inclusive o incentivo a doação de leite. “Como sabemos, o leite materno é rico em nutrientes, considerado o alimento mais completo, para isso, temos o Banco de Leite, pois assim como tem muitas mamães que tem e produzem bastante leite, tem as que não possuem quase nada. O principal papel do Banco de Leite é poder dar este suporte e poder fortalecer mais bebês”, ressalta Daniele.
Ela explicou também que, para as mães que tem interesse em doar leite, é necessário estar em dia com os exames de rotina, ser saudável, doar o excedente, estar amamentando o seu filho, doar de forma gratuita e ter higiene. Toda mãe passará por este processo de triagem e se estiver tudo de acordo, o mesmo será aceito pelo Banco de Leite.

Conforme a Secretária de Saúde, Eliana de Moura Lopes, atividades como esta, só servem para intensificar ações desenvolvidas durante todo o ano. “Este é dos nossos papéis: incentivar e promover ações de conhecimento e troca entre as pessoas, para poder dar todo o suporte que a comunidade precisa. Estamos contentes com estas ações e agradecemos a parceria com o HCI e com as mães que estiveram presentes”, afirma ela.
No encontro estava presente uma das mamães do município que faz doação de leite e afirma que este ato de doação de salvar outras vidas, com certeza enobrece sua alma.