Pejuçara, terça-feira, 18 de janeiro de 2022 Telefone (55) 3377-1200

Saúde - Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

A data tem o propósito de alertar e conscientizar a população sobre a doença

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

Nesta quarta-feira, 01/12, é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS, o qual tem o propósito de alertar e conscientizar a população sobre a doença. AIDS é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immune Deficiency Syndrome), e é considerado o estágio final da doença provocada pelo HIV, vírus que causa graves danos ao sistema imunológico.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO?

A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:

•Relações sexuais sem uso de camisinha.

•Uso de seringa por mais de uma pessoa.

•Transfusão de sangue contaminado.

•Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação (quando não se tomam as medidas de prevenção).

•Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

SINTOMAS

Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar, por isso, a maioria dos casos passam despercebidos. Já nas fases mais avançadas da doença, os pacientes, por muitas vezes não possuírem ciência da sua infecção ou não seguir o tratamento indicado pela equipe de saúde, podem sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

É de extrema importância que, sempre que houver uma situação de risco, a Unidade de Saúde seja procurada imediatamente.

-Informe-se sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e faça o teste.

TRATAMENTO

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os medicamentos antirretrovirais (ARV) a todas as pessoas que vivem com o vírus e que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas. O uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus e reduzir o número de internações e infecções por outras doenças que decorrem da AIDS.

Previna-se e faça o teste regularmente!

Fonte: Gov.br- Ministério da Saúde

Pode ser uma imagem de texto que diz "Dia Mundial de Combate à AIDS PEJUÇARA"

COVID - 19

UF - 2020