Saúde - Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

NOTICIA URGENTE

PEJUÇARA ENFRENTA UM MOMENTO CRITICO NO COMBATE A COVID-19, LIDERANÇAS PEDEM À COMUNIDADE QUE POR FAVOR REDOBREM OS CUIDADO. CASO CONTRÁRIO PODEMOS ESPERAR O PIOR, POIS A CARGA VIRAL NO MUNICIPIO ESTÁ ALTISSIMA.

NOTICIA URGENTE

Em reunião extraordinária realizada nesta manhã no gabinete da prefeita, reuniram-se algumas lideranças para traçar planos e metas para o efetivo cumprimento dos protocolos de enfrentamento da COVID 19. Estiveram presentes o vice-prefeito João Luiz, no exercício do cargo de prefeito municipal, o procurador do município Gregori Zuffo, a secretária de governo Sandra Alves, a secretária de Educação Sandra Andreola, a Secretária de Saúde Eliana Moura Lopes, o presidente do hospital Paulo Oberto, o enfermeiro Valdecir Taborda, a enfermeira Aline Mattes Gehrke Schiavo e a nutricionista Angela Adams. A Administração Pública e as entidades de Saúde temem as consequências do crescente número de positivados para covid em Pejuçara. A equipe de Saúde adverte para um possível colapso no sistema de saúde se a comunidade não adotar atitudes mais responsáveis evitando aglomerações. A Secretária Municipal de Saúde, Eliana Moura Lopes salientou que os hospitais da região estão lotados, e provavelmente se tivermos casos com maior gravidade não terão leitos para atendimento nem pelo SUS e nem particular. Os profissionais da saúde lamentam que a pandemia esteja sendo impulsionada pelo descaso das pessoas em relação ao próximo. A hora é de cada um fazer a sua parte, pois, não adianta os profissionais de saúde cumprirem com os protocolos de atendimento e a população não agir de maneira responsável. A área da saúde está em alerta, pois, o número de contaminados está aumentando de maneira alarmante para um município de pequeno porte como Pejuçara. De segunda feira até hoje foram 40 positivados de todas as idades, desde crianças de 1 ano, adultos, idosos e também mulheres grávidas, mas os números não param por aí, o posto de saúde está fechado para outros atendimentos para que possa atender somete os pacientes de COVID, e a busca por atendimento está grande, portanto, muitos outros ainda vão positivar. Os Profissionais da saúde temem que Pejuçara entre em bandeira preta. Casos de urgência e emergência que não estejam relacionados ao COVID devem buscar atendimento no hospital. Os idosos, não devem estar indo nas unidades de saúde nestes dias para sua própria proteção. A equipe de saúde esteve por duas vezes, nesta mesma manhã dando entrevista na rádio e pedindo a comunidade que tome ciência da gravidade da situação, pois tem pessoas que estão positivadas e não estão respeitando os protocolos de isolamento. A equipe da administração pública tomou as medidas cabíveis, os decretos vigentes no Município estão no link https://www.pejucara.rs.gov.br/legislação/lista/2021/categoria/5/decretos-municipais/, no dia 26/02 o vice-prefeito em exercício terá uma reunião com o comando da Brigada Militar, solicitando a presença de um maior efetivo nas ruas para coibir as aglomerações . A partir de amanhã, dia 26/02/21 até 05/03/21 o centro administrativo realizará expediente interno, o atendimento ao público será por telefone e/ou agendamento. Os trabalhos no centro administrativo acontecerão normalmente nos mesmos horários, porém, haverá esta nova forma de atendimento. A fiscalização será aumentada, esperamos que com estas medidas o número de contaminados diminua, caso contrário, na próxima semana poderemos entrar em bandeira preta e as medidas serem ainda mais restritivas.