Educação - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021

Divulgação das inscrições para as provas do Encceja

O Conselho Municipal de Educação de Pejuçara e a Secretaria de Educação comunicam que as inscrições para as provas do Encceja iniciaram no dia 11 e encerram no dia 22 de janeiro, sexta-feira.

Divulgação das inscrições para as provas do Encceja

O que significa ENCCEJA?

Exame Nacional para Certificação das Competências de Jovens e Adultos

Para fazer as provas e tentar o certificado do Ensino Fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos.

Já para tentar o certificado do Ensino Médio o candidato deve ser maior de 18 anos.

Onde se inscrever ?

- Acesse o site do Inep: enccejanacional.inep.gov.br/encceja

- Secretaria da escola Angelo Furian no turno da manhã

- SMEC nos turnos da manhã e tarde

Entrar com o CPF e data de nascimento e preencher o formulário on-line.

Quem poderá fazer as provas?

Qualquer cidadão, maior de 15 ou de 18 anos, que não concluiu os estudos na idade prevista por motivos diversos.

Muitas vezes, as pessoas são privadas de oportunidades de emprego por não ter a escolaridade mínimo exigida, por isso as provas do Encceja são uma ótima opção para quem quer concluir os estudos.

Quando será a prova?

No dia 25 de abril de 2021, domingo, em dois turnos: das 9 h às 13h e das 15 h e 30 às 20 h e 30min.

Onde será a prova?

Normalmente ocorre em Cruz Alta e a Smec oferece transporte.

Como se preparar para a prova?

O site do Encceja disponibiliza materiais de estudos e provas de anos anteriores para você baixar e estudar.

Portanto, se você tem 15 anos completos e não concluiu o 9º ano, poderá realizar a prova.

Se você for maior de 18 anos, cursou o Ensino Fundamental, mas ingressou ou não concluiu o Ensino Médio também poderá se inscrever e tentar o certificado.

Então atenção para os prazos de inscrição!

Você que sempre quis concluir seus estudos, não perca a oportunidade de certificar seus conhecimentos, de forma acessível e rápida.