Saúde - Sábado, 24 de Outubro de 2020

Amuplam recorre de decisão do Estado que pôs região em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado

Recurso será protocolado ainda neste sábado

O Prefeito Eduardo Buzzatti, de Pejuçara, que preside a Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) e é vice presidente da Famurs afirmou na manhã deste sábado(24) que a associação municipalista vai protocolar recurso para reverter a determinação do Estado que classificou a região R-13 da Amuplam em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado nesta semana.

O Presidente destacou que embora não tenha havido grande crescimento no número de hospitalizações na região de Ijuí, o número de internados por Covid-19 em leitos clínicos aumentou de 10 para 17 (70%) de uma semana para outra. Por sua vez, se mantiveram relativamente estáveis os internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e por Covid-19 em UTI. Por fim, foram registrados dois óbitos nos últimos sete dias, 246 casos ativos e 450 recuperados.

Buzzatti salienta que no documento que está sendo enviado ao Estado explica-se que embora tenha havido aumento nas internações dos leitos clínicos Covid, suas ocupações estão em 7,9%, dado do dia 22/10/2020 na Região. Ou seja, os leitos clínicos disponíveis na Região 13 suportam o aumento apresentado. De outra parte, os leitos de UTI tiveram baixa em sua ocupação, no dia 16/10/2020 encontrava-se com taxa de 75% de ocupação, e no dia de hoje está com 69,4% de ocupação. Ademais, embora tenha havido aumento nos indicadores da Macrorregião, os indicadores de internação encontram-se relativamente baixos.

Outro ponto que deve ser considerado vem a ser a média ponderada que encontra-se próxima do limite para a classificação da bandeira laranja. Ou seja, a média ponderada atingida pela Região ficou em 1,55, e o limite para bandeira laranja é 1,50.

Eduardo Buzzatti destaca ainda que assim 15 dos 20 municípios da região poderão adotar as regras da bandeira laranja. O recurso será protocolado ainda neste sábado.