Turismo e Cultura - Segunda-feira, 22 de Junho de 2020

Administração entrega a equipes diretivas, novo Referencial Curricular Municipal

Com a devida observância do distanciamento social e a utilização de equipamentos de proteção individual, o Prefeito Eduardo Buzzatti e a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe entregaram as equipes diretivas das escolas do município o novo Referencial Curricular Municipal do Território de Pejuçara.

O documento elaborado a partir da nova Base Nacional Comum Curricular(BNCC) foi concluído ainda em 2019, mas em função da pandemia só pode ser entregue agora aos professores que integram as equipes diretivas da Escola Municipal Pejuçara e da Escola Municipal de Ensino Infantil(EMEI) Maria Schuster.

O dia 13 de novembro de 2019 ficou na história de Pejuçara porque o Referencial Curricular Municipal do Território de Pejuçara foi aprovado pela consulta pública da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) realizada em dependências do Sindicato Rural de Pejuçara. O encontro promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer integrou professores, secretários municipais, coordenadores, diretores de escolas, além de representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada.

A secretária lembrou que a BNCC teve sua formatação iniciada em 2017 passando por três versões, sendo a terceira aprovada em dezembro do mesmo ano pelo Conselho Nacional de Educação. A partir disso houve a distribuição em nível nacional para que cada município construísse um documento regrado pela Base Nacional, mas que tivesse no seu bojo a contemplação da realidade local.

Foram quatro meses de trabalho pelos professores que integraram a equipe organizadora até a finalização do documento que já está sendo colocado em prática. O Prefeito Eduardo Buzzatti parabenizou os educadores e disse ter certeza que o trabalho que agora fica registrado para a história do município, foi o melhor já realizado pelos professores com o adendo da ampla divulgação e participação de todos os educadores do município neste debate. “Na vida existe o possível e o ideal e o nosso desejo a partir deste documento é que a educação continue sendo priorizada como vem sendo pelos senhores e por nossa administração. Este é um ano atípico e vocês podem avaliar as consequências para nossos alunos, por isso devemos manter nosso empenho no sentido de que possamos salvar o ano letivo”, disse Buzzatti.

Segundo a professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, secretária de educação, o novo Referencial Curricular  é o primeiro documento a ser formatado com as normas curriculares que irão servir de base para a educação em nosso município.