Saúde - Quinta-feira, 16 de Abril de 2020

Saúde aguarda novo lote de vacinas para iniciar 2ª etapa da campanha contra a gripe

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação preventiva a gripe teve início nesta quinta-feira(16) buscando atingir profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, e portuários.

Neste ano, em função da pandemia do Novo Coronavírus, a campanha foi antecipada para o mês de março e devido a isso os estoques do Ministério da Saúde não estavam abastecidos com o quantitativo suficiente para dar conta da demanda e isso faz com que as vacinas sejam enviadas aos Estados, Coordenadorias de Saúde e Municípios de maneira gradual.

Na avaliação da enfermeira Aline Gehrke Schiavo, responsável pelos programas de imunização na Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara, isso faz com que haja o registro de alguma demora para aplicação das doses. Ela explica que toda a semana o município recebe uma pequena quantidade de vacinas e precisa trabalhar com aquela quantidade, mesmo tendo equipe de profissionais e uma logística montada para estar vacinando a população.

Com o início da segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe, o município ainda aguarda a chegada das vacinas para iniciar a imunização do público alvo nesta etapa. A profissional de saúde lembra que os idosos inseridos na primeira etapa da campanha que não foram vacinados, receberão a imunização nesta etapa e lembrou que as equipes continuarão indo até a casa das pessoas com mais de 60 anos para fazer a imunização.

Em relação aos números da primeira etapa da vacinação, Aline Gehrke disse que a meta era vacinar 628 idosos, no entanto, 687 receberam a vacina, o que equivale a 109% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. “Isso ocorreu porque idosos que antes não compareciam as salas de vacina, agora foram imunizados tendo em vista o trabalho a domicílio que vem sendo feito pelas equipes de saúde. Assim que recebermos novas doses, comunidades do interior onde as doses ainda não foram aplicadas, serão visitadas”, afirma.

No que tange aos profissionais de saúde, o total de doses aplicadas foi de 94, enquanto a meta era imunizar 85 trabalhadores da saúde em Pejuçara. Segundo a enfermeira, a campanha de vacinação contra a gripe tem bons números o que sugere sucesso nas metas preconizadas. Ela reitera no entanto, a necessidade de compreensão da população para a nova formatação da campanha deste ano que caminha de forma gradual, de acordo com o recebimento das doses da vacina pelos municípios.

A terceira fase da campanha ocorre a parir do dia 9 de maio e a expectativa é de que até lá  a distribuição das doses seja regularizada.