Saúde - Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Ação solidária confeccionará 8 mil máscaras de proteção em Pejuçara

Integrantes da Administração Municipal de Pejuçara estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira(3) para discutir e organizar um trabalho solidário que passa a ser desenvolvido a partir da próxima segunda-feira(6). Numa iniciativa do poder executivo um grupo de pessoas foi designado para buscar o apoio da comunidade no sentido de que seja feita a confecção de máscaras de proteção individual de maneira voluntária.

Conforme o prefeito Eduardo Buzzatti, esta será mais uma ação de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus que surge a partir da orientação do Ministério da Saúde de que os municípios criem ações que angariem o trabalho voluntario para a confecção deste equipamento de proteção individual(EPI) visando atender a comunidade quando for necessário.

Ação solidária confeccionará 8 mil máscaras de proteção em Pejuçara

“Em Pejuçara não temos nenhum caso da Covid-19, mas não podemos ficar parados esperando que o pior aconteça. Por isso decidimos buscar o apoio de profissionais, artesãos e todos os integrantes da comunidade que queiram se voluntariar nesta ação solidária em prol de todos os habitantes da nossa cidade”, disse o prefeito.

O grupo que será coordenado pela Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti iniciará os trabalhos na segunda-feira(6) com a aquisição de 500 metros de tecido que será enviado para uma empresa de Pejuçara que atua junto ao berçário industrial para fazer o corte. Após esta etapa os cortes serão enviados para um grupo de pelo menos 50 pessoas que estarão envolvidas na confecção e montagem das máscaras.

A intenção conforme o gestor municipal é que sejam confeccionadas 8 mil máscaras, ou seja, duas máscaras por habitante pejuçarense num investimento com recursos próprios do município estimado em cerca de R$ 10 mil. “Este é um momento de união e a contribuição destes voluntários terá um valor inestimável no trabalho que todos estamos imbuídos no que tange a prevenção e proteção da nossa população. A distribuição das máscaras ocorrerá em caso de termos casos confirmados do novo Coronavírus no município”, lembrou o Chefe do Executivo.

A ação para a confecção das máscaras de proteção, além do cunho preventivo, vem no sentido de que a comunidade sinta-se valorizada desenvolvendo um trabalho solidário num momento distinto ao seu cotidiano. “Queremos com este trabalho atingir 100% da nossa população no sentido de estarmos preparados, caso algum caso positivo do vírus seja diagnosticado”, finalizou Buzzatti.

Fotos: Elisabete Maffini