Saúde - Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Boletins epidemiológicos mostram consciência da população por isolamento social

A foto com integrantes das equipes de saúde reforça necessidade de manutenção do isolamento social

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde, no seu propósito de informar as ações que vêm sendo desenvolvidas como forma de prevenir e promover o enfrentamento ao possível contágio com o novo Coronavírus está emitindo diariamente boletins epidemiológicos que trazem os dados referentes a casos monitorados e notificados para possível Covid-19 em Pejuçara.

Desde a emissão do primeiro boletim, registra-se o aumento no número de casos monitorados da Covid-19 em Pejuçara de 18 em 25 de março para 23 neste dia 3 de abril de 2020. No entanto, destes, apenas um foi notificado como suspeito e já foi descartado através de exame laboratorial realizado pelo LACEN de Porto Alegre. “Os pacientes que apresentaram sintomas semelhantes a Covid-19 e que tiveram a possibilidade descartada estão sendo orientados a ficar em isolamento social, em casa, como preconizam as orientações do Ministério da Saúde”, lembrou o responsável pela SMS Erasmo Daronco.

Os boletins epidemiológicos mostram evolução ainda no número de serviços de saúde prestados aos usuários que procuram o Centro Municipal de Saúde e o hospital Rio Branco desde o início das ações demandadas pela administração municipal no sentido de conter a propagação eventual do novo Coronavírus em Pejuçara.

No período mencionado o número de consultas médicas subiu de 606 para 797. Os agentes também aumentaram o número de visitas domiciliares elevando de 214 para 406 em uma semana. O mesmo quadro foi registrado nas consultas de enfermagem de 120 para 193. Na administração de medicamentos o número dobrou de 241 passando para 486 enquanto as aferições de pressão arterial e atendimentos de saúde bucal os números praticamente se mantiveram com as aferições subindo de 615 para 689 e os atendimentos odontológicos de 152 para 156.

Para Erasmo Daronco, os números mostram que as ações adotadas no âmbito municipal no sentido da prevenção ao Coronavírus estão dando certo salientando a importância, no momento, da continuidade do isolamento social dos munícipes pejuçarenses. “Notamos também uma pequena queda nos serviços prestados no Centro Municipal de Saúde nesta semana, o que mostra a conscientização da nossa comunidade para o momento que estamos vivendo”, concluiu.

Na região que compreende os municípios que pertencem à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde para residentes em Augusto Pestana, Catuípe, Coronel Barros, Ijuí, Pejuçara e Crissiumal foram registrados no período 24 casos suspeitos de Coronavírus, dos quais, 19 só em Ijuí. Os exames laboratoriais realizados pelo LACEN deram negativo, ou seja, todos os 24 casos suspeitos foram descartados.

Confira os números que constam nos boletins epidemiológicos:

Boletins epidemiológicos mostram consciência da população por isolamento social