Assuntos Jurídicos - Segunda-feira, 16 de Março de 2020

Prefeito constitui Comitê Técnico Administrativo de Prevenção e ou Enfrentamento ao Coronavirus(Covid-19)

Tendo em vista o avanço da disseminação do novo Coronavirus(Covid-19), o prefeito Eduardo Buzzatti reuniu integrantes de Administração Municipal para discutir medidas imediatas de orientação e prevenção ao aparecimento de casos da doença em Pejuçara. No encontro realizado em seu gabinete, o Chefe do Executivo destacou ser necessário que os agentes públicos do município, bem como, a sociedade em geral, estejam preparados para a eventual necessidade de enfrentamento à doença.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) Erasmo Daronco destacou que a partir de orientações de prevenção recebidas em reunião na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde é necessário adotar medidas que possam evitar a chegada do vírus. “Na saúde vamos fazer reunião com toda a equipe para que tenhamos uma mudança nos comportamentos no sentido de tornar rotina a higienização de ambientes e objetos tocados durante o andamento do trabalho”, disse reiterando a necessidade de se tomar frente a um cenário que mostra uma transmissibilidade muito rápida do Covid-19.

Em função das notícias que denotam medidas preventivas que atingem órgãos do Estado e Municípios gaúchos, inclusive na região, o prefeito Eduardo Buzzatti criou o Comitê Técnico Administrativo de Prevenção e ou Enfrentamento ao Covid-19. Este Comitê formado por servidores da Secretaria Municipal da Saúde será o responsável por editar as medidas a serem adotadas pela população pejuçarense já a partir desta semana como forma de evitar a chegada ou disseminação da doença. “São medidas necessárias para proteção da nossa população, inclusive na saúde mudando as formas de acolhimento e atendimento”, disse o prefeito salientando que é iminente a edição de um Decreto Executivo de suspensão temporária de todas as atividades que sugiram a aglomeração de pessoas no município, inclusive as aulas na rede pública.

O município também terá o Comitê Administrativo de Prevenção e ou Enfrentamento ao Covid-19. Este grupo será formado por secretários municipais e integrantes do departamento jurídico do município e terá como função a edição de medidas que serão amplamente divulgadas nas respectivas secretarias como forma de prevenção e proteção também do grande grupo de servidores da municipalidade.

O responsável pela SMS Erasmo Daronco lembrou que mesmo não tendo a circulação viral do Coronavirus(Covid-19) em Pejuçara, estes grupos estão sendo criados tendo por objeto a proteção, prevenção e o bloqueio viral da doença que já acometeu milhares de pessoas mundo a fora e que no momento atinge pelo menos 200 gaúchos que testaram positivo para Covid-19.

Previna-se: