Educação - Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Palestra, Conhecimentos práticos da BNCC por meio da música abre Ano Letivo dos professores

Professores Iara Cadore e Léo Sperg foram os palestrantes da manhã de abertura do ano letivo pejuçarense

Professores e Monitores da rede pública municipal e estadual de ensino de Pejuçara estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira(19) em dependências do Salão Paroquial da Igreja São José. A partir das 8h da manhã foram recepcionados pela Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer para um café colonial partilhado ao som da música dos professores Iara Cadore Dallabrida e Léo Aperb da Escola de Música EducaSom de Panambi.

O evento tinha como objetivo discutir a nova Base Nacional Comum Curricular(BNCC), através de conhecimentos práticos por meio da música, palestra que foi ministrada pela professora Iara Cadore e o professor Léo Sperb, licenciados em música e mestres em educação.

A secretária municipal de educação, professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe destacou, ao dar as boas vindas aos educadores, que muitas coisas da nova BNCC já estão em prática na rede pública de ensino, no entanto referiu que a sua efetiva aplicação traz um desafio novo para o ano letivo que está começando. “Será um ano de muito trabalho em que certamente queremos que tudo dê certo, por isso estamos aqui, todos juntos, porque a educação precisa ser pensada no coletivo e não apenas cada um na sua escola”, disse a professora.

Para Maria de Lourdes A BNCC é uma proposta de educação que está pronta e os professores terão que se dedicar muito e planejar as atividades a serem desenvolvidas. “Não adianta termos uma BNCC prontinha se nós profissionais não pararmos para pensar e planejar nossas ações durante o ano”, lembrou.

A professora Iara Cadore, Mestre e Doutora em Educação, cumprimentou a Administração do prefeito Eduardo Buzzatti por abrir espaço dedicando algumas horas da agenda municipal para que os professores pudessem fazer tão importante discussão. Disse aos educadores presentes que a intenção não era ensinar os professores como serem bons professores e nem como se posicionar em sala de aula salientando que o dia a dia na docência nunca é igual, por isso a necessidade de que o professor esteja em constante evolução. “Nós viemos aqui hoje com muita humildade para fazer uma troca com vocês de algumas coisas que temos construído para além da música, mas usando a música para dar alguns exemplos práticos”, frisou.

Lembrou que a BNCC não é apenas mais um documento de tantos que os professores já leram e aprenderam, mas sim, apesar de sua extensão, é um documento que tenta ser o mais especifico possível e relacionado com a prática do professor, “e a notícia boa é que provavelmente todos vocês, de alguma forma, já exerçam mais de 50% do que está na Base Nacional Comum Curricular”, disse Iara.

Durante a palestra, os educadores também tiveram orientações para entender melhor o que é a BNCC, bem como, informações de como fazer consultas à Base na internet, e também onde localizar os links para deixar sugestões de atividades para pôr em prática na nova BNCC. Os docentes também participaram de atividades, através de dinâmicas de grupo, onde puderam vivenciar experiências práticas que refletem o que preconiza o ensino da educação a partir do nova Base Nacional Comum Curricular.

A secretária de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe agradeceu a disponibilidade dos palestrantes reiterando a importância de um encontro que integrou todos os professores da rede pública de ensino. “Nós trabalhamos com a educação pensando em termos de município, por isso essa sinergia será cada vez mais importante”, concluiu.

Integrantes da rede pública Municipal e Estadual de ensino de Pejuçara com os palestrantes da manhã