Educação - Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019

Prefeito participa de formatura do Proerd

Tendo por local o Centro Municipal do Idoso, foi realizado na tarde desta segunda feira pelo comando do 16º Batalhão de Policia Militar de Cruz Alta o ato de formatura do Programa Educacional de resistência às drogas e a violência(Proerd).

O ato contou com a presença do major comandante do 16º BPM de Cruz Alta Cedenir Souza da Silva, além do prefeito Eduardo Buzzatti, secretária de educação, cultura, turismo, esporte e lazer Maria de Lurdes Zamberlan Krabbe, presidente da Câmara de Vereadores Eliane de Moura Zamberlan, diretora Sandra Oliveira da EMEF Pejuçara e professoras integrantes da direção, professora Graciela Linassi diretora da escola Ângelo Furian,  e a escrivã da Policia Civil Lisiane Zambran Linassi, além do Capitão Cadori que comanda o batalhão da PM de Pejuçara.

Prefeito participa de formatura do ProerdO ato contou com a formatura de 39 alunos do 5º ano da escola municipal Pejuçara e da escola Ângelo Furian. O Proerd é desenvolvido desde 1998 no Estado do Rio Grande do Sul tendo formado mais de 600 mil alunos em 451 municípios, através da atuação de policiais militares voluntários. Em Pejuçara os encontros do Proerd foram ministrados pela soldado Raquel Ritter com a coordenação a soldado Kipper que em menos de um ano de atuação no programa já formou mais de 500 alunos na região.

De acordo com o Major Cedenir Souza da Silva, o Proerd é importante na prevenção e combate a drogadição e a violência. Ele lembrou que o programa também serve para que as crianças entendam que o Policial Militar está para servir e proteger e não é um inimigo. “É importante que vocês saibam o caminho a seguir, então sigam as orientações do programa e se mantenham longe das drogas e da violência, reiterando também a importância deste tripé Brigada, Escola e Família. Sem ele, esse trabalho não teria os resultados desejados”, completou.

O prefeito Eduardo Buzzatti agradeceu em seu discurso o trabalho desenvolvido em Pejuçara pela Brigada Militar. Reiterou encontrar no comando do 16º Batalhão de Policia Militar sempre a boa vontade em resolver as questões atinentes a segurança pública de Pejuçara. Ao agradecer a deferência que inclui o município em mais uma etapa do Proerd, Buzzatti lembrou que a faixa etária dos alunos formandos é vulnerável e o programa tem sido preponderante no ensino e orientações sobre a prevenção. “Vocês são privilegiados em dispor da orientação profissional para saber como lidar com as situações, quando elas vierem a ocorrer. Sigam as orientações e estejam atentos aos perigos existentes em relação a drogas e a violência”, destacou.