Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Integrantes dos projetos Vereador por um Mês e Câmara Jovem conhecem o Executivo
Alunos que integram o programa Vereador por um mês e os integrantes do projeto Câmara Jovem estiveram na manhã desta quarta-feira(13) visitando o Gabinete do Executivo Municipal. Em reunião com a prefeita em exercício Eliane de Moura Zamberlan vieram conhecer o executivo e dirimir curiosidades sobre seu funcionamento.
O programa Vereador por um mês envolve alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental enquanto o projeto Câmara Jovem é composto por alunos do ensino médio escolhidos em sua escola através de votação eletiva
Participaram do processo de escolha nos educandários municipal e estadual de Pejuçara 69 alunos, dos quais 9 foram eleitos e 3 ficaram como suplentes, o que para a prefeita em exercício que está licenciada do cargo de presidente da Câmara de Vereadores Eliane Zamberlan, demonstra o êxito da iniciativa cidadã.
Aproveitamos o encontro para que eu fizesse um relato da experiência que estou tendo como prefeita uma vez que o cargo exige muito trabalho e responsabilidade, destacou Eliane.
Dentre os alunos que participam do projeto a maioria decidiu ingressar para viver a experiência e para isso tiveram o apoio da família e também dos colegas da escola onde estudam, tendo em vista suas respectivas lideranças dentro da sala de aula.
Os alunos integrantes da iniciativa foram desafiados a conhecer o legislativo participando de duas sessões ordinárias no plenário da Câmara ou no bairro onde moram. Na reunião com a prefeita em exercício eles discorreram sobre ideias que deverão trazer para as sessões, dentre as quais, a de criação de um espaço para lazer e recreação para os jovens em Pejuçara, espaço que na visão deles, alunos, hoje é ausente.
Os vereadores que integram a Câmara Jovem deverão protocolar os projetos na secretaria da Câmara para que posteriormente possam ser apreciados nas sessões em que participarem. No Dia 25 haverá a sessão no plenário da casa legislativa, momento em que será eleita a mesa diretora, as matérias apresentadas serão postas em discussão e posteriormente votadas. As matérias aprovadas poderão virar Lei e as ações serem desenvolvidas, claro, mediante a avaliação e aprovação do Poder Executivo, lembrou Eliane Zamberlan.
A experiência dos alunos está sendo fantástica. Notamos o entusiasmo e o comprometimento deles com a iniciativa; e trazê-los ao gabinete do prefeito, que muitos não conheciam, só contribuirá para a formatação dessas ideias que constarão nos projetos a serem apresentados, destacou a prefeita em exercício.
O projeto Câmara Jovem teve sua primeira edição em 1997, então denominado Vereador Mirin e Prefeito Mirin quando o atual prefeito Eduardo Buzzatti era o vereador secretário do legislativo pejuçarense. De lá para cá, ocorreram edições em 2002, 2007, e 2014. Neste ano, nos aproveitamos a base do projeto, o reconfiguramos valorizando o que já existia na história e fizemos algumas remodelações que versam sobre a necessidade do compromisso de virem nas sessões da Câmara de Vereadores, de usar o plenário, de usar o microfone por que era o sonho destes alunos. Os estudantes, antes de se inscrever para participar, tiveram que ter a autorização dos pais, o que de pronto foi acatado pelos alunos que se inscreveram, concluiu Eliane Zamberlan.
Edição: Antonio Brito
Assessoria de Comunicação
.
.
.
R$ 505,78
.
R$ 5,93
.
.