Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 08 de Novembro de 2019

Em encontro com lideranças regionais, Onyx defende revisão da proposta que prevê extinção de municípios

Prefeito Buzzatti e lideranças de Pejuçara participaram da reunião com o Ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni

O Ministro Chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni esteve ontem em Ijuí onde se reuniu com lideranças partidárias regionais envolvendo os municípios de Pejuçara, Coronel Barros e Augusto Pestana. Na reunião de trabalho realizada em dependências do Jardim Europa Hotel, o Ministro discorreu aos prefeitos, vereadores e presidentes de partidos da base de governo a situação do governo Bolsonaro e também as demandas existentes em Brasília especialmente no que tange a adequação orçamentária da união.

Neste sentido o Ministro Onyx discorreu sobre o pacote econômico enviado ao Congresso Nacional e foi indagado sobre a proposta que prevê a extinção dos pequenos municípios com até 5 mil habitantes.

“Quanto à questão que envolve os municípios, eu volto a pedir que as associações de municípios quando forem conversar com a Confederação Nacional dos Municípios(CNM) conversem com os parlamentares federais para que seja feita uma adequação, um ajuste. Eu defendo que este ajuste seja feito, pois o governo sabe que quando coloca uma proposta no Congresso Nacional, ela vai sofrer essa intermediação entre a sociedade e o executivo o que é a característica fundamental do parlamento. Eu tenho certeza que vamos encontrar um bom caminho e dessa forma dar um pouco de tranquilidade as pessoas que vivem nesses municípios. Os municípios transformam a vida de sua comunidade e isso é inegável, então é preciso buscar um ponto de equilíbrio. Por vezes o burocrata elabora uma proposta que é ótima do ponto de vista fiscal, mas que do ponto de vista do mundo real, não é compatível. Nós não acertamos 100% sempre e essa cota de pequenos equívocos é que agora precisa ser equacionada e relação a esta matéria”, disse o Ministro.

Na mesma reunião, o prefeito Eduardo Buzzatti que esteve acompanhado do secretário de governo Airton Zamberlan, dos vereadores João Martins e Carina Leal Zambra, da presidente do Democratas de Pejuçara Elisabete Maffini, solicitou que o Ministro intervenha para o andamento dos projetos protocolados em Brasília em prol de Pejuçara. “Reforçamos nosso pedido para que os projetos protocolados via Siconv tenham a liberação dos recursos, para desta forma, darmos sequencia as ações de governo em  nosso município”, disse Buzzatti.

O Ministro Onyx Lorenzoni garantiu que a tramitação dessas matérias terá mais celeridade após a tramitação e aprovação da reforma da previdência, salientando que se não for neste ano, muito possivelmente no primeiro semestre de 2020 os recursos passem a ser liberados gradativamente.

O prefeito Eduardo Buzzatti salientou que para além do encontro de trabalho, uma vez que o Ministro cumpria roteiro político pela região, a reunião também serviu para que as lideranças regionais tomassem pé da situação em que se encontra a União, além do reforço das relações e aproximação entre os representantes dos entes federados da União e Municípios.