Administração - Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

CRAS desenvolve ação com idosos visando potencializar Autoestima

Numa ação desenvolvida pela Administração Municipal, através do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS) na tarde do dia 22 de outubro cerca de 60 idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) do grupo Conviver, interagiram através da proposta de ação trazida pela Assistente Social do CRAS Denise da Rosa Bueno. A atividade esteve voltada para os eixos que regem o serviço e no encontro o tema abordado foi “Elogie”.

CRAS desenvolve ação com idosos visando potencializar Autoestima

“Com esta atividade despertamos em cada usuário a prática da empatia, o olhar o outro procurando nele o seu melhor pois, Elogiar é a atitude de reconhecer o que o outro faz de bom, ou algo bom em si mesmo. É uma ação simples, que todos somos capazes de realizar. O elogio gera vários benefícios: fortalece as qualidades da pessoa, as habilidades, provoca alegria, estreita vínculos, promove autoconfiança e segurança, e ajuda a aliviar o peso das dificuldades”, destacou Denise.

Ela comenta, no entanto, que “com facilidade esquecemos desse ótimo recurso no nosso dia-a-dia, e podemos acabar por ver somente os aspectos difíceis do outro ou de si próprio, enxergando o mau-humor, a agressividade, a acomodação, o ativismo, a bagunça, a hostilidade, o desleixo”.

CRAS desenvolve ação com idosos visando potencializar Autoestima

O trabalho desenvolvido com os idosos teve o proposito de quebrar este paradigma e contribuir para melhoria da convivência e por conseguinte potencializar o seu bem-estar pessoal. O elogio é fundamental em todos os ambientes; na família, no trabalho, nas amizades, nos grupos. O clima no grupo, por exemplo, é muito melhor quando os integrantes são elogiados pelo bom desempenho, pelas boas ações realizadas.

A assistente social lembra ainda que quando se elogia alguém você tira a atenção de você e foca no outro. Se dá amor e, automaticamente, recebe ele de volta porque sentir que você fez o dia de alguém melhor é muito gratificante.

O objetivo da atividade desenvolvida pela assistente Social Denise da Rosa foi jogar luz sobre a outra pessoa por meio do nosso olhar e proporcionar a essa pessoa a experiência de estar sendo vista, reconhecida por alguém. O grupo de idosos interagiu se emocionou e teve despertado os sentimentos de alegria e pertença.

Assessoria de Comunicação.

Colaboração: Denise da Rosa