Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019

Pejuçara apresenta boas práticas do PDE em seminário regional realizado em Chiapetta

As boas práticas da Educação Fiscal, bem como, os ensinamentos do programa na vida dos alunos participantes foram tema de uma apresentação dos integrantes dos Programas de Educação Fiscal e Educação Empreendedora no município de Pejuçara no 2º Seminário Regional de Educação Fiscal realizado em Chiapetta, município que integra a região da Amuceleiro nessa quinta-feira(26).

O encontro contou com a presença do prefeito anfitrião Eder Luís Both, além do prefeito Eduardo Buzzatti de Pejuçara, da professora coordenadora dos programas educacionais Eliane de Moura Zamberlan, da professora Vanessa Krabbe Turcatto, e das alunas Estela e Beatriz do 9º ano da Escola Municipal Pejuçara.

Antes da apresentação da palestra com o tema: Boas práticas, relatos de Pejuçara na Educação Fiscal e Empreendedora com a professora Eliane de Moura Zamberlan, o prefeito Eduardo Buzzatti apresentou o grupo de trabalho contando um pouco da história da educação empreendedora que começou no município em 2013 com a implantação da Sala do Empreendedor e em 2014 com o “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”(JEPP), programa então mantido pelo Sebrae em parceria com o município. Salientou, a partir da presença da Secretária de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe e do Coordenador do Nota Fiscal Gaúcha(NFG) Luiz Setembrino da Silva a importância dos programas mantidos pela Administração Municipal, através das Secretarias Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e Secretaria da Fazenda. "Temos a certeza de que os programas de educação fiscal e empreendedora estão contribuindo sensivelmente para a formação de pessoas de bem, comprometidas com a cidadania em Pejuçara e isso, além de nos orgulhar muito, prova que o esforço da nossa administração valeu a pena", frisou Buzzatti.

A partir disso, o Chefe do Executivo passou a palavra a professora Eliane Zamberlan que fez um relato das ações desenvolvidas pelo Programa Despertar Empreendedor(PDE) entre os anos de 2014 a 2019.

A professora coordenadora lembrou que o PDE foi a forma encontrada para implantar e fazer funcionar em paralelo no município os Programas de Educação Fiscal e Educação Empreendedora. A Educação Fiscal que atualmente tem 710 alunos participantes em quatro escolas de Pejuçara é uma forma diferenciada de trabalhar com os estudantes da Escola Municipal. Eliane Zamberlan falou aos integrantes do Seminário Regional como é feito o trabalho em Pejuçara nas demais escolas citando as Boas Práticas em Educação Empreendedora e Fiscal, as atividades pedagógicas nas escolas, e as campanhas de conscientização e educação empreendedora como a do Troca Nota Estudantil que está em andamento no município envolvendo alunos e toda a comunidade escolar.

“Essas campanhas são um destaque da Educação Fiscal uma vez que isso é algo exclusivo na região da Amuplam. Não há programas ou campanhas semelhantes na nossa região”, lembrou a professora Eliane Zamberlan.

Durante a palestra, a professora Vanessa Krabbe Turcatto que integra o Programa Despertar Empreendedor há seis anos e está há três no Programa de Educação Fiscal relatou sua vivência  com os alunos. Contou que a iniciativa além de educar e conscientizar formando cidadãos comprometidos, ensina também na prática já que os estudantes têm contato com o mercado e conhecem a realidade do comércio e a necessária organização fiscal de uma empresa. “A educação fiscal sempre esteve presente permeando a educação empreendedora e isso se nota no conhecimento e responsabilidade dos alunos participantes”, salientou.

As alunas do 9ª ano da Escola Municipal Pejuçara, Beatriz e Estela que integram o PDE há seis anos, fizeram um relato emocionado sobre a diferença gerada em suas vidas pelo Programa Despertar Empreendedor. O relato rendeu elogios do delegado da Receita Federal que também esteve presente no encontro. Ao final da participação do município de Pejuçara no evento, a professora Eliane Zamberlan convidou a todos para que participem das atividades marcadas para o dia 30 de novembro na 6ª colheita do PDE e sorteio dos prêmios da campanha Troca Nota Estudantil que integra o programa municipal de educação fiscal.

Comitiva pejuçarense ao lado dos prefeitos Eduardo Buzzatti de Pejuçara e Eder Luis Both de Chiapetta