Turismo e Cultura - Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

Noite Farroupilha movimenta comunidade escolar da EMEF Pejuçara

Docentes da Escola Municipal Pejuçara brindaram o sucesso da Noite Farroupilha com a Secretária Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe da Educação e do Vice-Prefeito Marcos Villani

Com presença de autoridades, pais, alunos e comunidade em geral, a Escola Municipal de Ensino Fundamental(EMEF) Pejuçara, Administração Municipal e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizaram na noite dessa terça-feira(17) o tradicional evento da Semana Farroupilha. Ao dar as boas vindas aos presentes a professora diretora Sandra Coradini de Oliveira destacou que a noite era muito especial por oportunizar a confraternização da família escolar, e a lembrança dos costumes tradicionalistas que fazem parte da história da nossa cultura.

Para dar início as comemorações, acompanhada do professor Rodrigo Martins, a aluna Maria Clara cantou a música Hino ao Rio Grande escrita pelo folclorista, compositor, poeta e escritor Paixão Côrtes e o professor Rodrigo entonou na sequencia o Hino Riograndense.

Noite Farroupilha movimenta comunidade escolar da EMEF Pejuçara

A Noite Farroupilha ainda teve apresentações artísticas e culturais como a dos alunos da escola municipal relembrando a história de Paixão Côrtes que dedicou sua vida ao tradicionalismo. Sob a coordenação dos professores Lucas, Caroline, Daiane e Crisciane os alunos relembraram passagens da nossa cultura como as rondas gaúchas, os encontros nos CTGs para dançar, declamar e cantar, assim como tomar o chimarrão e saborear o churrasco.

Os alunos, regidos pelas professoras Daiane e Caroline apresentaram a dança da rancheira “Quem descobriu o Rio Grande”, música tema dos festejos farroupilhas deste ano.

O evento realizado para o culto às tradições gaúchas ainda teve a apresentação de alunos das oficinas de música do Cepib. O grupo de Coral En’Cantos do Cepib interpretou a música “Felicidade” e ainda a interpretação da canção “O canto do Sabiᔠcom o acompanhamento na escaleta pelas alunas Sheila Alves e Rafaela Callegari e na bateria o aluno Lucas Chagas Vieira com o acompanhamento do professor Rodrigo Martins no violão.

As apresentações da noite foram encerradas pelas alunas do grupo de dança coreografada do Cepib que mostraram ao público a coreografia “Deus é Gaúcho”, sob a coordenação da professora Júlia Duda dos Santos.

Ao agradecer a presença de todos a diretora da Escola Municipal Sandra Coradini de Oliveira lembrou que a preservação da cultura gaúcha é o fortalecimento da nossa identidade. “Acreditamos que Educar, Respeitar e Cultuar as Tradições é o caminho do sucesso para valorização das nossas famílias”, disse, lembrando o slogan do CTG Pealo da Amizade que sediou o espaço para realização das atividades da Noite Farroupilha.

Logo após as apresentações artísticas e culturais, o público pode degustar um jantar típico gaúcho com carreteiro, carne de porco frita, mandioca e saladas diversas.

Confira outras imagens em: