Educação - Quarta-feira, 24 de Julho de 2019

Encontro de formação continuada aborda tema relacionado a saúde física e mental

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer deu sequência na noite dessa terça-feira(23) a série de encontros de formação continuada agendados para ocorrer neste ano. Em dependências do Centro Municipal do Idoso(CMI) a Smec reuniu os professores para um encontro com o médico com especialização em psiquiatria Bruno Guidolin.

Durante cerca de duas horas o médico psiquiatra abordou com os profissionais da educação temas correlatos a Síndrome de Burnout com ênfase na discussão sobre os Desafios ao Equilíbrio Emocional dos Profissionais.

A secretária da educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe destacou que os encontros de formação continuada, para além da atualização e aprendizado, também tem na pauta o bem-estar e a saúde física e mental dos trabalhadores da educação estando o tema da palestra dessa terça-feira relacionada com esta questão.

Encontro de formação continuada aborda tema relacionado a saúde física e mental

“Foi encontro fantástico e muito positivo uma vez que realmente fomos desafiados a pensar em nossos hábitos e atitudes diárias. Para além disso, a palestra nos fez repensar as formas de agir em sala de aula, separando nosso trabalho das negatividades que eventualmente temos e que podem contribuir para o aparecimento futuro das doenças. Se não trabalharmos a saúde mental, nossas atitudes serão influenciadas pelos reflexos destas doenças”, disse a secretária Maria de Lurdes ao cumprimentar o médico psiquiatra Bruno Guidolin pela condução dos trabalhos.

Encontro de formação continuada aborda tema relacionado a saúde física e mental

Durante a palestra, além de explicar aos profissionais as causas, sintomas e tratamento, o médico psiquiatra Bruno Guidolin também respondeu a questionamentos inerentes ao tema. Este foi o 6º encontro de formação continuada realizado pela Smec neste ano. Os temas discutidos nos encontros anteriores estão relacionados a aprendizagem no processo de escolaridade, relacionamento interpessoal, estudos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e a realização do Seminário Regional de Educação da Amuplam, este  promovido fevereiro deste ano, entre outros. Ao lado(foto) a Secretária de Educação Maria de Lourdes com o médico psiquiatra Bruno Guidolin.

Saiba mais.

Síndrome de Burnout, o que é?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Fonte: Portal Drauzio Varella