Educação - Terça-feira, 07 de Maio de 2019

FILME “MALVADO FAVORITO” é atividade pedagógica do PDE nos Anos Iniciais da EMEF

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E FINANCEIRA DOS ANOS INICIAIS ACONTECEU A PARTIR DO FILME “MALVADO FAVORITO”

Os Anos iniciais da Escola Municipal Pejuçara de assistiram o filme “Malvado Favorito” com as professoras da disciplina de literatura empreendedora e nos 5º anos com as professoras titulares. A atividade pedagógica segundo a coordenadora dos Anos iniciais Elizangela Basso foi muito importante, pois envolveu os alunos de uma forma tão significativa, que a partir da história do filme foram realizadas diversas atividades práticas.

As turmas do 1º ao 5º ano do turno da manhã e tarde  iniciaram suas atividades a partir do filme que destaca Gru, segundo a professora do 1º e 2º ano da tarde, Andreia Pellegrim Gianluppicomo, "o  personagem com seu jeito, mesmo sendo autoritário, mostrou liderança e conduziu as pessoas com quem ele trabalhava". Ao longo da história passa a realizar um trabalho coletivo e com confiança, organização conseguiu alcançar os objetivos traçados pela equipe.

Foram realizadas várias atividades, dentre as quais um quebra cabeça onde as crianças foram divididas em três pequenos grupos e, ao montar perceberam o quanto é importante o trabalho coletivo, o respeito pelo colega, à espera de chegar a sua vez de encaixar a peça, etc. As crianças relataram que “foi bom trabalhar em grupo porque todos se ajudaram, foi divertido e melhor do que montar sozinho. Sozinho ia demorar muito mais. Tinha colegas que sabiam mais e ajudaram os outros.” (fala das crianças do 1º ano).

As professoras dos anos iniciais Ionara Rodrigues, Vanessa Shiavo e a Monica Linassi relataram que os alunos sentiram-se desafiados, puderam perceber os líderes nos grupos e a importância da  organização do trabalho em equipe.

Foi um trabalho enriquecedor onde a cooperação entre eles foi mais importante que a competição e que assim puderam perceber o quanto é fundamental o grupo estar entrosado e organizado para dar certo o trabalho e alcançar o objetivo final.

Dando continuidade às atividades a partir do quebra- cabeças do filme foram realizadas rodas de conversa para relacionar alguns aspectos do filme e da historia de vida de Alexandre Tadeu da Costa, dono da loja Cacau Show estabelecendo relações com os comportamentos empreendedores. Em seguida foram listadas palavras chaves, as quais foram escritas num painel juntamente com a gravura do quebra-cabeça.

Também foram realizados acrósticos com as palavras EMPREENDEDORISMO e EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, onde as crianças juntamente com a professora iam escrevendo palavras relacionadas com o que foi estudado até o momento com o objetivo de sistematizar.

A culminância do projeto sobre o filme finalizou com a confecção de cofrinho representando o personagem dos Minions. O objetivo é estimular as crianças a importância de economizar, planejar e assim realizar alguns de seus sonhos. Esta atividade foi realizada no CEPIB e teve o apoio da Coordenadora Silvia T. B. da Cruz.

Segundo a professora Eliane Zamberlan, Supervisora dos Programas, a cada ano, o grupo de trabalho busca ideias novas, este ano temos uma série de filmes selecionados pela professora Ionara Rodrigues, que irão contribuir com o planejamento. Também destacou que o grupo está entrosado e a troca de ideias e materiais acontece diariamente nos planejamentos.