Educação - Terça-feira, 09 de Abril de 2019

SMS realiza mais um encontro da planificação da saúde

Nessa segunda-feira(8) com presença do responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Daronco, equipes da SMS e da Unidade Básica de Saúde realizaram em dependências do Sindicato Rural de Pejuçara, a terceira Unidade Laboratório da Planificação da Saúde em Pejuçara. De acordo com a enfermeira tutora Patrícia Matos, os encontros foram retomados depois do período de férias de início de ano e na qualificação dessa segunda, várias ações foram apresentadas aos tutores facilitadores do Conselho Nacional de Secretários da Saúde(Conass) que estiveram presentes, bem como tutores da planificação de outros municípios da região.

Pejuçara, foi um dos municípios da região escolhido para ter um laboratório da planificação e a partir das ações apresentadas através de diagnósticos busca-se organizar, qualificar e melhorar cada vez mais os serviços de saúde prestados à comunidade.

SMS realiza mais um encontro da planificação da saúde

Patricia Matos explicou que no encontro desta segunda-feira(8) foram apresentadas pelas equipes de saúde as atividades realizadas em Pejuçara como a constituição de um mapa do território de cada micro área onde os agentes dos ESFs 1 e 2 atuam, atualização dos cadastros de saúde, classificação de risco e vulnerabilidade dos usuários da saúde, além de dados coletados através de pesquisas com lideranças comunitárias, no sentido de demandas para melhorar os serviços de saúde no município.

O resumo da entrevista com lideranças foi apresentado pela técnica de enfermagem Claudete Lorenzoni e a agente comunitária de saúde Priscila de Moura. Já os dados da territorialização foram apresentados pelas enfermeiras Aline Schiavo e Thalissa Nicoli. A atualização de cadastros pelas Agentes comunitárias de saúde Caroline feller e Viviane Nascimento e a classificação de risco familiar pela Agente comunitária de saúde Makele de Paula.

O último encontro havia sido realizado em novembro de 2018. A planificação da saúde tem encontros mensais realizados em Pejuçara para fazer uma avaliação dos serviços de saúde. A cada encontro são pactuadas atividades que terão resultados apresentados na unidade laboratório seguinte.