Educação - Segunda-feira, 08 de Abril de 2019

Mestrandos da Unicruz traçarão diagnóstico para o desenvolvimento do meio rural de Pejuçara

Com base em informações dos produtores rurais do município de Pejuçara, a Universidade de Cruz Alta(Unicruz), através do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural buscará traçar um diagnóstico sobre o meio rural do município, seus limitantes e potencialidades.

Para discutir o tema, um encontro com cerca de 50 pessoas foi realizado em dependências do Sindicato Rural de Pejuçara no sábado(6) com presença de produtores rurais, integrantes do curso de mestrado da Unicruz, Keila Ropke, João Augusto Telles, Junior Rosa de Almeida, Gabriel Colvero Carli, Helio Gelson Simon Fontana e Guilherme Lau Santiago, e autoridades locais, dentre as quais o prefeito Eduardo Buzzatti.

Durante o encontro a professora do curso de mestrado Tamara Silvana Menuzzi Diverio explanou sobre os objetivos do curso e as ferramentas conceituais e instrumentais oferecidas aos alunos do mestrado para que possam elaborar e avaliar projetos de desenvolvimento rural de maneira mais crítica. Uma das metodologias do curso é a elaboração de projetos de desenvolvimento a partir de demandas dos próprios municípios, por isso a realização do encontro em Pejuçara.

O trabalho, de acordo com a professora Tamara Silvana será focado no desenvolvimento rural do município de Pejuçara a partir das demandas apresentadas pelos produtores rurais que participaram do encontro. O trabalho, explicou a professora, busca a percepção da realidade dos municípios, com ações colaborativas com as prefeituras e seus diferentes órgãos e com as instituições ligadas ao meio rural.

Além do prefeito Eduardo Buzzatti, também participaram do encontro no Sindicato Rural o Secretário da Agricultura Irineu Pereira da Costa, Secretária de Educação, Carla Regina Decian o Presidente da Câmara de Vereadores Valdecir Villani e a vereadora Eliane Luiza de Moura Zamberlam, Diretores de escola, Presidente do Sindicato Rural de Pejuçara. Valdecir Gianluppi, Representantes de agências bancarias, Cooperativas e demais empresas, órgãos e entidades ligadas ao setor rural. Também participaram representantes do Grupo Integração Lavoura e Pecuária(ILP), Representantes do Grupo de Jovens Rurais; Presidente do Conselho Agropecuário Osmar Villani;  Emater; e Agricultores do município de Pejuçara.

O evento foi organizado por integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Prefeito Eduardo Buzzatti prestigiou o encontro que discutiu o desenvolvimento rural de Pejuçara