Cultura - Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018

Exposição retrata tema da Semana Farroupilha no hall de entrada do CAM

Exposição retrata tema da Semana Farroupilha no Hall de entrada do CAM

A administração municipal de Pejuçara através da coordenadoria de Cultura tem como titular Cleonice Villani, organizou no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal uma exposição que marca os festejos da Semana Farroupilha que neste ano tem como tema dos festejos farroupilhas: “Tropeiros”. A exposição que pode ser visitada durante toda a próxima semana conta, através de fotos, como era o cotidiano dos tropeiros que viajam por dias seguidos nos mais longínquos recantos dos Estados do Sul do País.

O que foi o Tropeirismo na história do RS.

Exposição retrata tema da Semana Farroupilha no Hall de entrada do CAM

O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira(1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. Estas estâncias tinham principalmente duas finalidades: 1- garantir pose territorial para Portugal e 2- dar suporte e invernadeiros as tropas que vinha do Sul.

Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes, etc., agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do Gaúcho atual.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente alóctone (vem de outro lugar) aos poucos vai se aquerenciando por aqui, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para ocupação territorial definitiva do RS. Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus progenitores, garantindo assim, viva as lidas tropeiras de seus antecedentes. Por outro lado, serve de alerta para todos tradicionalistas, que a Tradição Gaúcha não se limita apenas ao Decênio Farroupilha, existem muitos outros elementos importantes que participaram da formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

Fonte: http://www.mtg.org.br/festejosfarroupilhas/723