.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Cultura - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

BOCHA CAMPEIRA NA AREIA

BOCHA CAMPEIRA NA AREIA


BOCHA CAMPEIRA NA AREIA

Torneio de bocha campeira na areia foi uma

das atrações do Acampamento Farroupilha

Em Pejuçara, o campeonato municipal de bocha é um dos principais eventos do calendário esportivo, principalmente pela grande legião de seguidores que possui tanto dentro como fora das quadras. É uma competição disputada em canchas de saibro ou de piso emborrachado, variando nesse caso a técnica de cada jogador como fator determinante para superar os adversários.

Para desafiar os bochófilos e romper com o formato convencional dessa tradição, o Departamento de Cultura lançou na programação do 3º Acampamento Farroupilha, realizado no Parque de Exposições de Pejuçara, uma competição de bocha campeira em quadra de areia. O torneio foi uma adaptação da forma tradicional da bocha campeira – que é realizada na grama – com o propósito de privilegiar a participação do público que circulou pela área central do Parque.

O torneio começou como uma experiência nova para quem não estava habituado com aquele tipo de piso. Mas não demorou muito para os jogadores irem se adaptando ao estilo de jogo e cada vez mais mostrando suas habilidades. Afinal, nível técnico e anos de prática a maioria tinha de sobra. Faltava apenas encontrar a precisão no lançamento das bochas de ponto e os tiros. A areia foi, num primeiro momento, o maior adversário dos competidores.

O público acompanhou as partidas com curiosidade e se divertiu com a nova modalidade esportiva. A equipe de telejornalismo da RBS TV Cruz Alta esteve presente fazendo a cobertura do evento e deu ampla divulgação no Jornal da RBS, destacando a iniciativa de Pejuçara em promover um dos jogos mais simbólicos do tradicionalismo gaúcho em comemoração a Semana Farroupilha. O esporte da bocha definitivamente ganhou uma versão regionalista na reportagem da televisão.

O torneio de bocha campeira na areia teve a participação de 11 equipes, que se inscreveram na hora e adotaram como denominação muitas das agremiações que disputam historicamente os campeonatos citadinos. A modalidade disputada foi a de trio com regras também adaptadas para o tipo de cancha. Competiram as equipes: Bairro Mastella, CTG, Quero-Quero com três formações A, B e C, Clube Recreativo com duas A e B, Os Gaúchos, Topizera, Santa Apolônia e Racho do Rio Grande. 

O torneio teve a duração de aproximadamente cinco horas, com os jogos iniciando ás 14h e se estendendo até ás 18h45min. A decisão da competição ficou entre o trio do Quero-Quero C, formado pelos jogadores Geraldo Zamberlan, Antoninho Oberto e Geraldo Colvero – que venceu a equipe do Clube Recreativo B integrada por Abilio Zamberlan, Ronaldo Altíssimo e Bruno Lorenzoni. A terceira colocação ficou a equipe Rancho do Rio Grande formada por Rafael Siqueira, Rafael Stella e Romário Gonçalves.

A organização e marcação dos jogos ficaram á cargo do Coordenador Municipal de Esporte Everaldo Azeredo dos Santos e contou com o apoio da assessora de eventos Eliana Zamberlan e do dirigente cultural Didy Flores. O grande interesse manifestado pelos jogadores e o público, segundo Everaldo dos Santos projeta a próxima edição para dois dias de competição. 

BOCHA CAMPEIRA NA AREIA


600 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.