Medida de prevenção ao Coronavírus diminui movimento na farmácia municipal
Saúde - Quarta-feira, 25 de Março de 2020


Em decorrência do Decreto do Estado de Calamidade Pública como forma de prevenção e enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus a farmácia da Unidade Básica de Saúde(UBS) de Pejuçara alterou sua rotina, mas continua atendendo aos usuários que procuram a repartição diariamente.
A farmacêutica Joceana Auozani destacou porém, que o atendimento está sendo feito na parte externa da farmácia para evitar a entrada e circulação de usuários no local, atendendo as restrições impostas pelo decreto assinado pelo prefeito Eduardo Buzzatti como forma de prevenir a disseminação da Covid-19 no município.

A farmacêutica lembra que devido a pandemia, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou a portaria nº 208/2020 onde excepciona o prazo de aceitação das prescrições de medicamentos de uso contínuo no âmbito do SUS no Estado do Rio Grande do Sul durante este período de emergência de saúde pública. A partir desta portaria as receitas de indicação de uso contínuo(hipertensão, diabetes, asma, artrite, reposição hormonal) passam a ter validade de 12 meses a partir da prescrição. Já as receitas de controle especial(medicamentos controlados) conforme a portaria 344/1998 terão validade de 6 meses a partir da data da prescrição médica, lembrou a profissional da saúde.
Na farmácia da Unidade Básica de Saúde os usuários estão, além do atendimento, sendo orientados a observar as recomendações para o cumprimento do isolamento social a fim de evitar a disseminação do Coronavírus. O fluxo da farmácia básica diminuiu consideravelmente, o que mostra que a população está atendendo o apelo das autoridades de saúde para que fiquem em casa, avaliou Joceana Auozani.
Edição: Antonio Brito
Assessoria de comunicação
