Comitê se reúne para debater ações de enfrentamento ao mosquito da Dengue

Saúde - Quarta-feira, 04 de Março de 2020


Comitê se reúne para debater ações de enfrentamento ao mosquito da Dengue

Comitê se reúne para debater ações de enfrentamento ao mosquito da Dengue

Responsável pela Secretaria Municipal da Saúde, Erasmo Daronco, coordenou e encontro realizado na SMS

O Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção, Combate e Controle do mosquito Aedes Aegypti reuniu seus integrantes na tarde desta quarta-feira(4) para debater ações de enfrentamento  ao mosquito vetor da Dengue. No encontro, o responsável pela Secretaria Municipal da Saúde(SMS) Erasmo Daronco lembrou que desde 2016 o prefeito Eduardo Buzzatti editou Decreto Executivo  criando a estrutura do Comitê que tem como intento a definição de ações que redundem na mobilização, conscientização, cuidados e prevenção no combate a Dengue.

O encontro foi motivado pelos números de focos do vetor da Doença encontrados em Pejuçara estarem acentuados e lembrou do importante papel do comitê no sentido de atuar junto a população para este enfrentamento. “Nós formamos o compromisso da sociedade de Pejuçara para fazer frente a este enfrentamento, por isso estamos aqui para discussão destas ações que devem atingir diretamente toda a nossa comunidade”, disse Erasmo.

Comitê se reúne para debater ações de enfrentamento ao mosquito da Dengue

Coube a Agente de Combate a Endemias Marjory Morais apresentar números relativos à evolução dos focos do mosquito da Dengue em Pejuçara. Ela que também participa da Vigilância Ambiental em Saúde disse que os números de Pejuçara são alarmantes, mesmo com a queda registrada nos índices de infestação de 7,03% em maio de 2019 para 2,4% em fevereiro deste ano. “Ainda temos um número alto que é considerado de infestação média pela Vigilância Estadual da Saúde”, alertou.

Mesmo com os índices crescentes do início do ano passado, segundo ela, ainda há muita resistência da população em receber os agentes e aceitar fazer a sua parte colaborando na eliminação dos focos do mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.“Em 2019, através do trabalho de campo, foram eliminados 1.024 focos do vetor e neste ano no primeiro Levantamento dos Índices de Infestação do Aedes 89 focos foram eliminados, o que mostra que ainda há muito trabalho a fazer”, lembrou Marjory.

Neste período Pejuçara teve quatro casos importados de Dengue notificados, dos quais, 2 foram confirmados através de analise laboratorial do Laboratório Central(Lacen), com os pacientes sendo monitorados e tratados pelas equipes da Saúde Municipal.

Comitê se reúne para debater ações de enfrentamento ao mosquito da Dengue

O Fiscal Sanitário e Ambiental Francis Bisognin destacou a necessidade de que toda a população faça a sua parte no monitoramento de possíveis criadouros do Aedes – citando cuidados permanentes com recipientes, vasilhames, piscinas e reservatórios naturais de água que passam desapercebidos e se tornam locais para procriação dos ovos depositados pelo mosquito.

Como forma de combater o aparecimento dos focos do mosquito da Dengue, além da premente necessidade de consciência da população no sentido de contribuir para o combate ao mosquito, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue irá encaminhar ao Poder Executivo a sugestão para criação de Leis no sentido de regulamentar a possibilidade de notificação e multa aos moradores que não fizerem a sua parte no combate ao aparecimento da Dengue em Pejuçara. “A sugestão de uma Lei que nos autorize a multar estes cidadãos será apresentada para analise do Executivo que poderá encaminhá-la à apreciação da Câmara de Vereadores”, disse o Fiscal Ambiental Francis Bisognin.

Além disso haverá ações de conscientização nos diversos segmentos da sociedade pejuçarense, além da distribuição de panfletos na cidade e no interior sobre o recolhimento de resíduos. Os locais públicos do município também terão acompanhamento a partir de um responsável por um monitoramento semanal a fim de prevenir o aparecimento de novos focos do Aedes Aegypti. Estes responsáveis nominados no encontro desta quarta-feira serão chamados pelas equipes de saúde para uma capacitação a respeito do trabalho que deverão realizar nos locais onde estão designados.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


Prefeitura Municipal


Pejuçara