Palestra Qualidade de Vida

Educação - Sexta-feira, 16 de Outubro de 2015


Palestra Qualidade de Vida

SAÚDE

Instrutor do Senar fez palestra sobrequalidade de vida para jovens e adultos

A vida se resume em três situações holísticas, na opinião do fisioterapeuta do SENAR Alisson Sperotto: bem estar físico, mental e espiritual. Durante as duas palestras que fez em Pejuçara, uma para estudantes do ensino médio da Escola Angelo Furian e outra para adultos, com vínculos nas áreas da Saúde e Assistência Social, a fala mais insistente foi se estamos realmente sabendo viver com tudo isso que nos influencia e gira ao nosso redor.

Os dois encontros foram organizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, nas dependências do Centro do Idoso. Participaram da promoção das palestras a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti, o Sindicato Rural e a direção e professores da Escola Estadual Ângelo Furian. No total, cerca de 130 pessoas assistiram a apresentação do painel “Saúde, Qualidade de Via e Felicidade”.

Essa mistura dos diversos ramos do conhecimento que está presente no pensamento holístico defende que o ser humano aja com espontaneidade e da melhor forma possível -- e não a mais comum e esperada -- diante dos problemas e obstáculos. Para o instrutor do SENAR Alisson Sperotto apesar dessa dificuldade em sair da zona de conforto causada pelo estado de "normose", as pessoas precisam ver a vida com mais otimismo e de maneira diferente.

“São coisas simples que fazem a diferença” comentou o palestrante, provocando o público a aprender com seus próprios erros. De acordo com Alisson Sperotto, o estresse e a depressão não são por acaso as doenças que levam a outras patologias fatais. O ser humano sofre por ansiedade por que não vê a oportunidade de reverter o desânimo e a apatia. “Precisamos encontrar uma maneira de equilibrar a saúde física e mental, por que elas precisam andar juntas para termos mais qualidade de vida” explicou.

A falta de dinheiro apontada como responsável pela infelicidade numa sociedade capitalista, de acordo com o palestrante, pode ser aceita quando ligada à sobrevida das pessoas. Mas em relação à saúde ela não se aplica. Ele justifica que “ao contrário das dificuldades financeiras, muitas vezes é impossível reverter determinados casos de saúde”, citando o acidente sofrido pelo piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher e os cantores Leandro e Michael Jackson.

O palestrante também recomendou, principalmente, aos jovens, que não usem as tecnologias de forma equivocada. Ele faz uma provocação, perguntando: “se temos tanta tecnologia e conforto porque vivemos tristes e doentes?”. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.

A palestra não podia acabar sem uma boa piada. Alisson Sperotto contou que: “certa feita, um gaúcho foi até o médico e reclamou que não estava se sentindo bem, ora desanimado, ora estressado, enfim, muito desconfortável. O médico, pela largura abdominal do paciente, perguntou se ele fazia exercícios físicos, ao que ele respondeu: - Sim, eu ando a cavalo. Nesse caso, disse o médico, “quem faz o exercício é o cavalo”. “Pro seu caso teria que ser o contrário, o senhor carregar o cavalo!”.

Palestra Qualidade de Vida


Prefeitura Municipal


Pejuçara