04/11/2019 13h49 - Atualizado em 04/11/2019 13h49

SMS dá início às ações de prevenção na campanha Novembro Azul

Concluída com êxito a campanha Outubro Rosa, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde(SMS) deu início a nova campanha. Durante o mês de novembro, no Novembro Azul, o público alvo serão os homens com idade entre 40 e 50 anos.

A Enfermeira Patrícia Matos destacou que a campanha foca nos homens com 50 anos ou mais, porém, lembrou que há ações a serem desenvolvidas para os homens acima dos 40 anos que tem histórico familiar de câncer de próstata.

Ao longo de todo o mês, o público masculino estará sendo atendido, a medida da procura, junto ao Centro Municipal de Saúde. No dia D da campanha, marcado para 20 de novembro haverá atendimento estendido das 19h às 22h para atendimentos previamente agendados Consultas médicas, odontológicas e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e hepatite serão realizados.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Erasmo Daronco chamou a atenção sobre a importância da campanha de prevenção ao câncer de próstata. Salientou que é cultural o fato de o público masculino não fazer os exames necessários preventivos, mas reiterou que sua equipe está a disposição para que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde seja atingida.

Além disso, destacou Erasmo Daronco, haverá na sala de espera do Centro Municipal de Saúde Educadores físicos do Núcleo de Atenção a Saúde da Família(Nasf) falando aos usuários sobre medidas preventivas à saúde física com orientações sobre alongamentos, atividades físicas e como participar dos grupos organizados do Nasf.

Os homens atendidos na campanha Novembro Azul serão agraciados com um mimo. Um Chinelo azul personalizado com o slogan da campanha de prevenção.

Em 2018, o câncer de próstata foi diagnosticado em mais de 68 mil homens e o número de óbitos supera 15,3 mil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No mês da campanha Novembro Azul, a comunidade médica destaca que a principal forma de acompanhar e prevenir a doença é  realizar exames de rotina.